Poesia e ‘vinhos solidários’

A Casa da Poesia de Setúbal juntou poetas nacionais e vinhos da região numa ação solidária a favor do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A iniciativa não é propriamente inédita pois já em dois anos anteriores a associação de poetas da cidade do Sado promoveu iniciativas com poetas setubalenses a que os vinhos da Casa Ermelinda de Freitas se juntaram, igualmente com objetivos solidários.

Mas no final de 2017, mais precisamente no dia 9 de dezembro, a aposta foi mais arrojada pois os poemas ganharam dimensão nacional, através dos poetas Pedro Homem de Mello, Miguel Torga, Sofia de Mello Breyner, Ary dos Santos, Florbela Espanca e Eugénio de Andrade, cujos herdeiros “cederam os direitos de autor dos poemas, tendo em conta o carater solidário da iniciativa”, revelou Alexandrina Pereira, presidente da instituição literária de Setúbal.

À Casa da Poesia de Setúbal juntou-se, mais uma vez, a empresa vitivinícola da Península de Setúbal ‘Casa Ermelinda Freitas’, com a oferta de vinhos tintos, brancos (D. Ermelinda) e também espumantes, que são acompanhados por poemas dos autores referidos.

Leonor Freitas, conhecida empresária que gere a Casa Ermelinda Freitas, considerou que “é uma obrigação das empresas participarem nestas causas solidárias, e devia ser uma função a cumprir por todas quando os seus negócios correm bem. Nasci numa família simples e rural, mas com grandes valores solidários e de cidadania, que me incutiram.”

Na ocasião, a presidente da Associação Casa da Poesia, Alexandrina Pereira, agradeceu e destacou o papel de Leonor Freitas neste evento solidário “estando presente connosco desde o primeiro evento em 2015. Entendemos que a poesia também pode ser solidária, e se a juntarmos ao vinho, temos uma união perfeita”, referiu.

O setubalense Raúl Reis garantiu, a título gratuito, a apresentação gráfica dos rótulos das garrafas de vinho que tiveram uma edição inicial de 300 unidades, com um preço unitário de 10 euros, prevendo-se uma segunda edição em função da procura.

A totalidade das receitas será entregue ao Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *