//Peixe seco de Peniche

Peixe seco de Peniche

Dia 20 de outubro, há visita a produtores e degustação.

É já no dia 20 de outubro que, sob a temática ‘O Peixe Seco em Peniche’, que a autarquia convida a percorrer diversos locais de Peniche, visitando produtores tradicionais de transformação alimentar dos produtos de pesca.
Para acentuar o caráter da visita, esta será enriquecida com degustação. O início está agendado para as 10h30 junto à Praia do Quebrado e o percurso termina no Mercado Municipal de Peniche.

A participação nesta atividade integrada no Festival Gastronomia de Bordo é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis. Inscrições e outras informações através dos contactos: 262 249 538 ou museu.rendabilros@cm-peniche.pt.

O Festival Gastronomia de Bordo…
… integra o projeto intermunicipal de programação cultural em rede intitulado ‘Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades’, cofinanciado pelo Programa Centro 2020, que une os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche.

Durante o triénio 2018-2020 irão ser desenvolvidas cerca de trezentas atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios, como forma de favorecer o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade local e regional.

Potenciando a referência coletiva do mar, das pescas e das vivências das comunidades, mas reconhecendo igualmente as especificidades da relação de cada território com os diferentes tipos de pesca associada ao mar e à ria lagunar, as atividades projetadas serão desenvolvidas em torno de quatro temáticas.

Uma dessas temáticas é a Gastronomia de Bordo que irá promover, nos três municípios, um festival repartido por três momentos, com as particularidades locais e as dimensões coletivas, numa oportunidade para a degustação dos paladares marítimos que envolvem Ílhavo, Murtosa e Peniche.

O Festival Gastronomia de Bordo projeta para os dias de hoje a gastronomia (sabores e costumes) tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua, costeira e lagunar.