Peixe para atrair turistas a Vila do Conde

Ao projeto «O Nosso Peixe», aderiram já 15 restaurantes de Vila do Conde, comprometendo-se a apresentar nas suas ementas uma seleção de pratos de peixe típicos da zona.

A Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com a Junta de Freguesia local fizeram o desafio e os empresários da restauração responderam sim ao objetivo de impulsionar a economia do concelho, promover a tradição gastronómica ligada ao mar e, sobretudo, atrair mais turistas à cidade.

O arranque do projeto aconteceu no início de maio, com atribuição aos restaurantes aderentes de uma placa alusiva, que identificará os locais onde, durante todos o ano, se vão servir variados pratos de peixe, confecionados de acordo com as tradições vila-condenses.

“Era importante criar um evento que promovesse o nosso peixe e, ao mesmo tempo. Os restaurantes locais e toda a economia adjacente às pescas, mostrando aos vila-condenses a todos os que nos visitam a nossa riqueza gastronómica”, disse a presidente da Câmara Elisa Ferraz.

Apesar do projeto estar apenas no arranque, a autarca revelou que além dos 15 restaurantes pioneiros já outros mostraram vontade em aderir, garantindo que a iniciativa não terá limite temporal.

“Terá uma continuidade permanente, e a única regra é que os restaurantes tenham sempre nas ementas pelo menos dois pratos de peixe, que podem variar consoante as alturas do ano em que as espécies estarão disponíveis” completou a autarca.

Os empresários aderentes acreditam que a iniciativa poderá impulsionar a projeção dos seus estabelecimentos para além das fronteiras do concelho.

“Acho que vamos captar os vila-condenses, e sobretudo os turistas, e o facto de termos a placa identificativa é mais uma chancela de qualidade”, partilhou Miguel Correia, proprietário de um restaurante.

Já Hugo Pinto, outro empresário de restauração da cidade, lembrou que “é uma vantagem para os restaurantes de Vila do Conde estar numa zona do país onde diariamente tem acesso a peixe fresco, o que se reflete na qualidade dos pratos confecionados”.

A partir de hoje, os 15 restaurantes que aderiram ao projeto “O Nosso Peixe” já vão ostentar as placas alusivas à iniciativa e apresentar nos seus cardápios uma seleção de pratos de peixe típicos da zona.

Fonte: Lusa

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *