//“Faça uma pega de caras…no prato”.

“Faça uma pega de caras…no prato”.

A 15ª edição dos ‘Sabores do Toiro Bravo’ acontece entre 27 de abril e 1 de maio em Coruche.

Nos ‘Sabores do Toiro Bravo’, evento que recebeu em 2017 uma menção honrosa nos Prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo na categoria “Melhor Gastronomia 2016”, a saborosa carne de toiro bravo é a protagonista. Neste evento gastronómico único no país atrai a Coruche milhares de gastrónomos com o objetivo de participar no desafio lançado anualmente: “Faça uma pega de caras…no prato”.

Durante cinco dias, seis restaurantes instalados na Praça de Touros de Coruche apresentam menus com diversas propostas gastronómicas que permitem saborear o melhor da gastronomia ribatejana com destaque, naturalmente, para adeliciosa carne bovina que tem Denominação de Origem Protegida (DOP). São eles O Farnel, O Choupo, A Tasca, Fonte de Pau, Jakim Girassol e Sabores de Coruche. Aqui pode encontrar alguns destes pratos de “fazer crescer água na boca” aos apreciadores de boca carne: Cachaço de toiro bravo com grão e hortelã, bravo à lagareiro, espetada de lombo de vitela brava, miminhos de toiro bravo na telha, bife de novilha brava à Vítor Mendes são algumas das propostas.

Mas os motivos de visita a este evento alargam-se a tasquinhas de petiscos, artesanato da região, mostras de produtos locais são outros dos ingredientes que completam esta oferta que garante sempre muita  animação musical nas horas das refeições, momentos únicos de etnografia e muita animação taurina na arena da praça.

‘Do campo para a mesa’

No dia 30 de abril, pelas 15h30 pode assistir à segunda edição do colóquio “Do campo para a mesa”, um debate moderado pelo jornalista Amílcar Malhó sobre o estado atual  do produto “carne de bravo”, o principal ingrediente do certame, um produto com “denominação de origem” nacional e europeia. O painel de intervenientes contará com a presença de Olga Cavaleiro – Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, João Santos Andrade – Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide e João Cavaleiro Ferreira – Membro da Comissão Executiva da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Paralelamente e durante os dias 28 e 29 de abril, decorre também a exposição de Clássicos (carros, motos e automobilia)organizada pelos Clássicos de Coruche, nos dias 28 e 29 de abril,  no Centro de Exposições de Coruche (espaço localizado junto à Praça de Touros)

Foto do interior: ‘Sol e Sombra’ (A União Europeia aprovou… a ‘Carne Brava do Ribatejo’ como DOP – Denominação de Origem Protegida.