//«Passagem Reserva tinto 2013» na lista dos “50 melhoresVinhos de Portugal para os EUA”

«Passagem Reserva tinto 2013» na lista dos “50 melhoresVinhos de Portugal para os EUA”

Na lista dos “50 Melhores/Grandes Vinhos de Portugal para os EUA”, uma iniciativa levada a cabo pela ViniPortugal para promover os vinhos portugueses nesse mercado, o Douro soube posicionar-se, tendo sido eleitos dezoito vinhos de mesa e quatro Portos. Entre os gloriosos DOC Douro, está o ‘Passagem Reserva tinto 2013’, um néctar que surpreendeu o painel de jurados, que nesta edição foi composto por três Master Sommeliers americanos: Dennis Kelly, Madeline Triffon e Peter Granoff.

O «Passagem Reserva tinto 2013» foi lançado no final do ano passado, com o preço recomendado de €12,00. De acordo com o produtor, trata-se de um tinto que revela a exuberância e intensidade típica do Douro Superior; um vinho jovem que ainda vai ganhar complexidade e que apresenta frescas e originais notas apimentadas e a hortelã. Cheio de energia e sabores, é evidente a bergamota tão característica da Touriga Nacional, que assume o papel principal neste blend ao qual se juntam a Touriga Franca (25%) e o Sousão (5%). Na boca é sério e estruturado, estando ainda a dar os primeiros passos no seu longevo percurso.

O nome «Passagem» tem a sua razão de ser na existência de uma linha de comboio com uma passagem de nível abandonada na propriedade. «Passagem» representa também a troca de experiências e vivências no Douro de duas famílias bem distintas, uma inglesa e outra portuguesa. Uma «Passagem’ iniciada em 2005» mas cujo primeiro vinho foi lançado em 2008, precisamente um tinto de 2005.

TAGS: