Páscoa do Ribatejo Interior ‘mostra-se’ em Lisboa

Amêndoas de Abrantes, Tigelada de Sardoal e os conventuais queijinhos do céu, emblemáticos de Constância, vão estar no Intendente.

O evento vem mostrar as celebrações da Páscoa em Abrantes, Constância e Sardoal, no próximo dia 14 de Março, entre as 10 e as 17 horas, no Largo do Intendente, em Lisboa.

O objetivo é mostrar as particularidades das Festas da Boa Viagem de Constância, as singularidades da Semana Santa de Sardoal, a doçaria associada e identitária da região e o artesanato e produtos tradicionais associados a esta época festiva.

A iniciativa, da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com os municípios, os artesãos e os produtores, vai decorrer entre as 10h e as 17h, apenas nessa quarta-feira. Os lisboetas e visitantes da Capital poderão assistir à recriação de um tapete de flores naturais, como os que adornam o chão das igrejas e capelas de Sardoal durante a Páscoa, e à elaboração de um corredor de arcos com flores de papel, à semelhança dos que decoram as ruas da Vila de Constância, durante a celebração em honra de Nª Srª da Boa Viagem, que tem o seu ponto alto na procissão de barcos engalanados pelo rio Tejo. Em complemento à viagem imaginária haverá uma pequena exposição de fotografias dessas duas celebrações e projeção de um vídeo identitário da fé e religiosidade da região.

Para que a jornada sensorial seja mais completa, estarão presentes os saberes e sabores associados a esta época, através de artesãos de velas de cera natural e de relicários, e produtores de amêndoas, vindos de Abrantes. E na ementa do almoço, deste dia 14 de Março, no restaurante E Tem Dente, serão incluídos os paladares da tigelada, de Sardoal, e os conventuais queijinhos do céu, emblemáticos de Constância.

Este conjunto de atividades pretende demonstrar e dar destaque na Capital aos ambientes que se vivem nas duas vilas do Centro do País, através das suas tradições seculares, por ocasião da Páscoa. E está inserido no programa de dinamização da Produtos e Territórios – Loja do Intendente, com a missão de criar uma montra dos territórios do interior do País em Lisboa e que resulta da parceria de seis associações de Desenvolvimento Local (CoraNE – Terra Fria Transmontana, TERRAS DE SICÓ, PINHAL MAIOR – Pinhal Interior Sul, ADER-AL – Norte Alentejo, MONTE-ACE – Alentejo Central e TAGUS – Ribatejo Interior), que representam 38 municípios, de Bragança a Reguengos de Monsaraz.

One thought on “Páscoa do Ribatejo Interior ‘mostra-se’ em Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *