//Os ‘sabores’ das Festas da Cidade de Torres Vedras

Os ‘sabores’ das Festas da Cidade de Torres Vedras

Tasquinhas, Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras, Mostra de Uvada e Provas de Vinhos.

Torres Vedras veio a Lisboa apresentar as ‘Festas da Cidade 2019’. O local escolhido foi o restaurante Alegria (antigo restaurante Alqueire),em Lisboa, onde Miguel Gameiro (sim, o músico), na qualidade de Chefe de cozinha apresentou algumas especialidades gastronómicas daquele concelho. E pode dizer-se que o músico/cantor/chefe de cozinha ‘respeitou’ inteligentemente a tradição e os excelentes produtos que vieram de Torres Vedras. O resultado foi aquela arreliadora dificuldade em parar de comer e, já agora, de acompanhar com os excelentes vinhos.

Perante a ‘satisfação gastronómica’ geral, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, não perdeu a oportunidade de sublinhar o papel do território do seu concelho no fornecimento de produtos agrícolas para consumo nacional, mas também para exportação.

Para esta edição das ‘Festas da Cidade’ os sabores locais estão representados por tasquinhas que trazem das freguesias daquele município os saberes culinários que passam de geração em geração. Como não podia deixar de ser, o Pastel de Feijão tem lugar de destaque com um festival a ele dedicado.

A mostra de ‘Uvada’ constitui mais um importante passo no esforço de recuperação deste doce feito de uvas e outras frutas, sem adição de açúcar, com tradição associada à produção vinícola que, inevitavelmente, também estará presente com os vinhos de mais de duas dezenas de produtores.

De resto, uma das novidades deste ano é um novo espaço dedicado exclusivamente ao vinho e à gastronomia, localizado no Pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições.

Mas fora deste recinto também há surpresas gastroenófilas. Falamos dos finais de tarde ao som de acordeonistas nas já tradicionais Merendas do Acordeão, em vários espaços do concelho, como o Café Xeirinho em Torres Vedras (dia 26 de Outubro, às 17.30) ou o Café Parque em Santa Cruz (dia 1 de Novembro, às 17.30).
E quando há festa, há música. Para além do Festival Internacional de Acordeões de Torres Vedras, destaque-se, entre os artistas que se apresentam durante as Festas da Cidade, Susana Félix (30 de Outubro), Camané (6 de Novembro) e Lucky Duckies (11 de Novembro).

Como referiu o autarca: “As Festas da Cidade de Torres Vedras celebram o povo, a identidade, a gastronomia, a cultura e a tradição de todo o concelho.”

Mais em: http://torresvedrasemfesta.com/