//‘Online’ é crucial para os restaurantes

‘Online’ é crucial para os restaurantes

Consumidores inquiridos querem restaurantes com site, menú disponível e aplicação de reservas online.

No âmbito do ‘Dia do Negócio Próprio’ a METRO entrevistou 10.000 pessoas em todo o mundo, 1.500 das quais são empresários independentes.

Nos resultados deste estudo conclui-se que os consumidores dão particular atenção a um restaurante se ele tiver avaliações online negativas, principalmente quando se trata de uma ocasião especial. Em geral, a presença online é um fator importante na decisão: 18% recusaria visitar um restaurante se este não apresentasse um site, no qual o menu estivesse disponível. Também 18% dos consumidores afirma que a ferramenta de reserva é importante e que não reservariam uma mesa no restaurante, sem uma aplicação de reservas online.

É nas ocasiões especiais, como o Natal, que os restaurantes geridos pelos proprietários são muito populares entre os consumidores: 50% dos entrevistados pela METRO referiu que gostam de passar bons momentos com os amigos ou familiares nestes negócios. Por outro lado, 29% prefere um restaurante gerido pelo proprietário num feriado, porque oferece um menu especial.

Os portugueses não esquecem a individualidade e a diversidade dos negócios independentes: de acordo com o estudo, os consumidores afirmam que, se o número de pequenas e médias empresas começasse a baixar, sentiriam a falta do serviço personalizado (54%) e dos produtos únicos (44%). Já 39% dos entrevistados também sentiria falta da qualidade dos produtos e dos serviços.

Seja num aconchegante restaurante italiano, num pequeno café da esquina ou na guesthouse do bairro, onde cada quarto tem o seu próprio encanto, a realidade é que os restaurantes e hotéis geridos pelos proprietários são importantes para a economia e o ambiente local. Com a sua diversidade enriquecem o dia-a-dia das pessoas, tal como confirmado por 34% dos consumidores inquiridos em Portugal, no âmbito do estudo da METRO para a ocasião do “Dia do Negócio Próprio”. Para 58%, a localização é até o fator mais importante para favorecer um negócio independente, porque apoia os produtores da região. Segundo o estudo da METRO, as ações sustentáveis da empresa são um critério de decisão igualmente importante para mais da metade dos portugueses (54%).

A MAKRO oferece um site gratuito e uma ferramenta de reservas online para restaurantes.

Para fazer da presença online um sucesso, a MAKRO oferece os seus próprios serviços, incluindo um website gratuito que pode ser desenvolvido com base num sistema modular, de forma a responder às necessidades do sector da restauração – com inclusão do menu, descrição, galeria de imagens, acesso rápido aos contactos e localização via google maps, traduzido automaticamente em 16 idiomas (incluindo chinês e japonês) e totalmente adaptado à utilização em mobile.