//‘Olé’ no prato com os Sabores do Toiro Bravo

‘Olé’ no prato com os Sabores do Toiro Bravo

Coruche apresenta a gastronomia ribatejana, unicamente com carne de toiro bravo, nos dias 3,4 e 5 de maio.
Faça uma ‘pega de caras… no prato’, numa das tasquinhas que apresentam ‘Sabores do Toiro Bravo’, um evento gastronómico, único no país, em que a carne de toiro bravo é a única protagonista. Durante três dias, os corredores da praça de toiros de Coruche ficam repletos de restaurantes e tasquinhas, que apresentam as melhores propostas de gastronomia ribatejana. Aos milhares de visitantes que aqui se deslocam é lançado um único desafio “Faça uma pega … mas só no prato”.

“Sabores do Toiro Bravo” realiza-se em Coruche nos dias 3, 4 e 5 de Maio, evento que recebeu em 2017 uma menção honrosa nos prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo na categoria “Melhor Gastronomia”.

Além da melhor gastronomia ribatejana, unicamente com carne de toiro bravo, durante os dias do certame, à hora das refeições, concertinas, charanga, fados e guitarradas vão proporcionar momentos únicos de etnografia e cultura do Ribatejo. Na parte exterior e em todo o redor da praça de toiros haverá artesanato regional e mostras de produtos locais. No domingo, último dia dos ‘Sabores do Toiro Bravo’, os Ranchos Folclóricos do concelho de Coruche apresentarão uma oficina de dança, com danças tradicionais de Coruche e do Ribatejo, convidando à interação do público presente.

Paralelamente e em simultâneo, no Pavilhão Multiusos, de frente a Praça de Toiros, decorre a exposição de Clássicos, com automobilia, carros, motas e bicicletas antigas.

Coruche, uma pequena vila do Ribatejo e a breves km de Lisboa, além de Capital Mundial da Cortiça, de onde saem cinco milhões de rolhas por dia, possui uma das maiores áreas de montado de sobro no nosso país, é uma região riquíssima em biodiversidade, banhada pelo Rio Sorraia, o que lhe confere outro produto de excelência – O Arroz. O pinhão atualmente muito cobiçado em Portugal é outra das riquezas deste território tão característico e pitoresco.