Oferta de pizzas no Porto a celebrar o ‘Dia do Pizzaiolo’

No dia 17 de Janeiro é homenageado internacionalmente o «fazedor de pizas» ou ‘pizeiro’.

Depois da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhecer a “arte da pizza napolitana” como património imaterial da humanidade, associações italianas criaram o ‘Dia Mundial do Pizzaiolo’, para homenagear os profissionais que produzem a verdadeira pizza napolitana.

Neste primeiro ano em que se celebra internacionalmente este dia, na Praça dos Leões, na cidade do Porto, entre as 11h00 e as 20h00, vão ser distribuídas fatias deste emblemático e mundialmente conhecido prato da gastronomia italiana.

No local, será montado um forno a lenha e uma banca, de onde sairão das mãos dos diferentes pizzaiolos que constituem a Seleção Portuguesa de Pizzaiolos (que se sagrou campeã em 2017, numa competição que decorreu em Nápoles) exemplares da verdadeira pizza napolitana, a serem distribuídas gratuitamente por todos aqueles que acorrerem ao local. Apenas as bebidas, servidas num pequeno quiosque, serão pagas. A tradicional música italiana servirá de banda sonora a este primeiro Dia do Pizzaiolo.

Trata-se de uma organização da Associazione Pizzaiuoli Napoletani em Portugal, liderada por Michele Mezzero, e da ASCIP Dante Aligheri, uma entidade fundada pelo General Angelo Arena e dedicada à difusão da língua e cultura transalpina.

Michele Mezzero, presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani em Portugal, adianta que este evento “será o ponto de partida para a certificação das pizzarias que em Portugal cumprem com os requisitos necessários para serem consideradas «Pizzaria com Arte Napolitana»”.

Esta é um actividade com crescente popularidade em Portugal, sendo que em Nápoles, ‘pátria’ desta pizza, se estima que existam cerca de três mil pizzaiolos em atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *