«Nasceu» a Confraria do Bucho Recheado

A Confraria do Bucho Recheado de Pedrógão Grande apresentou-se no passado mês de março, mas já apresenta objetivos de «gente grande». Nem mais nem menos do que certificar a receita considerada mais próxima da original.

Nascida da vontade de alguns populares do concelho, que foi apoiada de imediato pela Santa Casa da Misericórdia e pela Câmara Municipal, a novel confraria propõe-se eleger, de entre 13 propostas de receitas apresentadas, aquela que merecerá a certificação.

SONY DSC

A receita de Bucho Recheado de Pedrógão Grande remonta ao século XIX e consiste no aproveitamento do estômago do porco (bucho), devidamente preparado e posteriomente recheado com uma mistura de carnes de produção caseira (porco, galinha, coelho…) que depois de muito cozinhadas eram desfiadas à mão para uma taça onde se misturava pão, também desfiado, e ovos e se temperava de sal, salsa e limão/laranja. Seguidamente as aberturas do bucho eram cosidas com agulha e linha e era levado ao forno (de lenha na altura) para assar. Era uma receita típica do Carnaval, sendo hoje em dia comum fazer parte das mesas locais nas épocas festivas do ano inteiro. Pode ser acompanhado com quase todas as guarnições e servir não apenas de prato principal como também de entrada.

Para alcançar os objetivos definidos, foram criadas parcerias fundamentais, nomeadamente com a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP), que enquadrou este projeto no seu curso de Hotelaria e Restauração e foi realizada uma sessão de degustação de Bucho Recheado, no passado dia 26 de Março, com dois propósitos, o de apresentação do Traje oficial, composto por capa e chapéu pretos, adornados com uma fita com as cores do concelho e o de recolha de opiniões relativas às 13 receitas distintas, de produtoras locais, de forma a facilitar a certificação da receita.

Os contactos com esta confraria podem ser efetuados através da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *