//Músico português no Brasil lança ebook sobre o Alentejo

Músico português no Brasil lança ebook sobre o Alentejo

Mário Moita, músico e cantor a viver no Brasil lançou um ‘Guia Turístico do Alentejo’ em formato digital.

‘Guia Turístico para visitar o Alentejo em três dias’. É assim que o artista nascido em Reguengos de Monsaraz faz o convite para uma visita à sua região, numa edição digital com 70 páginas, fotografias e ‘dicas’ de vinho e gastronomia e locais de visita. O documento é apresentado num registo pessoal, com o artista a ‘contar’ o que sabe ao amigos.

Como o próprio refere: “é uma seleção do que o Mário conhece da sua terra e dos locais que mais gosta e quer que os amigos conheçam”.

Como bom alentejano que é, Mário Moita não perde a oportunidade de chamar a atenção para os vinhos daquela região, com sugestões de visita de espaços vitivinícolas e, naturalmente, muitas ‘dicas’ de restaurantes em todo o percurso proposto.

Escrito num português que os brasileiros entendam, o autor apresenta referências geográficas e históricas do território, destaca a Universidade de Évora – onde tirou a licenciatura e o mestrado – e os principais monumentos desta cidade.
Estremoz e Vila Viçosa são, igualmente, ‘visitados’ mas é, naturalmente, no que se refere a Reguengos de Monsaraz que se percebe o (ainda) maior carinho do cantor pelo Alentejo. E aqui, Mário Moita partilha até as suas amizades, recomendando que procurem por ‘esta’ ou ‘aquele’, referindo-se a proprietários de alojamento ou restaurantes.

Assinalem-se ainda, no texto, referências à cortiça, “um produto proveniente da casca do Sobreiro (nome da arvore),” a oliveira com 2450 anos na Horta da Moura e ao Alqueva “o maior lago artificial da Europa.”

Mário Moita
nasceu em Reguengos de Monsaraz e fez estudos de piano no conservatório de música de Évora. Depois de um percurso em que formou/integrou vários grupos musicais, em 1993 participou no programa Chuva de Estrelas na SIC.

Dedicou-se ao fado ao piano e a partir de 2003 começou a representar Portugal em de Festivais de música e salas pelo mundo.

Já atuou em mais de três dezenas de países, da Roménia à Estónia, da Polónia ao Japão, passando por mais de metade do Brasil onde é bastante acarinhado pelo público e pela comunicação social, nomeadamente Jô Soares, que já o levou várias vezes ao seu famoso talk show televisivo.
Reside atualmente em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil de onde se desloca para espetáculos em território brasileiro e noutros países, como é o caso de ‘seu’ Portugal.

Para saber mais: www.mariomoita.com