//Mulheres brasileiras em destaque no ‘mundo do vinho’

Mulheres brasileiras em destaque no ‘mundo do vinho’

Regina Vanderlinde preside à Organização Internacional da Vinha e do Vinho  e Ivane Favero está na presidência da Associação Internacional de Enoturismo.

A brasileira Regina Vanderlinde foi recentemente eleita com 92,2% dos votos, em Paris (França), como nova presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o mais importante organismo, a nível mundial, do mundo do vinho.

Organismos oficiais e comunicação social brasileira associam esta eleição à importância e ao potencial de expansão do mercado vitivinícola brasileiro, apesar do consumo anual per capita de vinho no Brasil ser ainda muito modesto (1,53 litros) e 80% proveniente de importações.

Formada em farmácia bioquímica – tecnologia de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Regina Vanderlinde tem mestrado e doutorado em enologia pela Universidade de Bordeaux e trabalha na OIV desde 2012 como secretária científica

Já Ivane Favero há algum tempo que ´lidera’ a direção da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), um organismo que tem vindo, gradualmente, a ganhar importância no desenvolvimento dos territórios vitivinícolas.

A ex-secretária de turismo dos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi, que estão entre os principais destinos da atividade no Brasil, possui graduação em Turismo, entre outras qualificações académicas e técnicas. Conta na vice-presidência com o presidente da Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), o português José Calixto e ainda, com o representante da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), José Arruda, como secretário-geral. Nos corpos diretivos da Aenotur estão ainda membros de países como França, Argentina, Espanha, Uruguai e Itália.

A propósito deste ‘destaque’ de mulheres brasileiras no ‘mundo dos vinhos’ refira-se, por exemplo, a existência neste país de um significativo número de Confrarias de apreciadores (as) de vinho, constituídas exclusivamente por mulheres, para além de muitas outras que dirigem ou integram projetos de comercialização de vinhos e programas de enoturismo.

 

Foto de Capa: Regina Vanderlinde (oiv.int)

Foto interior: Ivane Favero (Aenotur)