Monção e Melgaço com 3 milhões para promoção

Sub-região conta com um selo de garantia exclusivo e três milhões de euros para um período de seis anos.

O Plano de Promoção da sub-Região de Monção e Melgaço, cujo arranque se efectiva em 2016, é liderado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e conta com três milhões de euros para um período de seis anos, durante os quais a «origem do Alvarinho» será sublinhada com um selo de garantia exclusivo, entre outras acções de alavancagem autónoma daquele território dentro da Região.

Fruto do «Acordo Alvarinho», o Plano de Promoção efectiva a certificação da autenticidade, origem e qualidade dos vinhos de Monção e Melgaço através da aposição de um selo de garantia novo e exclusivo atribuído pela CVRVV, sublinhando um segmento de maior valorização dentro do universo «Vinho Verde».

Paralelamente, um projecto específico de promoção vai desde a certificação até campanhas publicitárias, programas de formação, apresentações à comunicação social e ao trade ou provas técnicas que potenciem as características diferenciadoras dos produtos vínicos de Monção e Melgaço. Enquanto berço dos famosos vinhos da casta Alvarinho – considerados o ex-libris da Região dos Vinhos Verdes – a sub-Região será alvo de acções de promoção que a posicionam com a assinatura «a origem do Alvarinho» de forma distintiva.

Para o Presidente da CVRVV, “este é um projecto aliciante e com fortes indicadores de sucesso, uma vez que se trata de uma sub-Região com características muito particulares e largamente apreciadas na sua diferença. Certificar com um selo de qualidade superior os vinhos de Monção e Melgaço é uma forma de reconhecimento do extraordinário trabalho que foi desenvolvido naquele que é considerado o berço do Alvarinho. 2016 é um ano de arranque e de certeza, pois temos seis anos para fazer chegar ainda mais longe a sub-Região que tanto se distingue na Região dos Vinhos Verdes”, refere Manuel Pinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *