//Mimosos do Bombarral

Mimosos do Bombarral

Ingredientes de superior qualidade, para que resultasse um doce mimoso…

Bombarral é um centro vinícola, cujos vinhos de ‘pasto’ e Iicorosos há muito alcançaram justa fama, o que fez sentir a necessidade de criar um doce regional compatível com os bons créditos dos seus vinhos, para os acompanhar em ocasiões especiais. Por isso, em 1920, foram lançados os Mimosos do Bombarral, a cuja confeção presidiu o maior escrúpulo, reunindo ingredientes de superior qualidade, para que resultasse um doce mimoso, que agradasse a todos aqueles que tivessem a dita de o saborear.

Mas a história destes bolos começa antes desta data. Reza a tradição que a receita dos Mimosos do Bombarral terá nascido, não nesta vila, mas em Torres Vedras, como resultado do gosto pela doçaria de Maria da Conceição Jerónimo. A criadora deste doce, que faz hoje as delícias dos muitos apreciadores, terá oferecido a receita aos cunhados, Artur e Elvira Jerónimo, que viviam no Bombarral, e que, adivinhando o potencial de sucesso dos Mimosos, decidiram passar a confecionar os bolos para fora e registaram a marca em 1920.

Atualmente, é já bastante conhecida e preferida esta especialidade de doce do Bombarral, por ser incontestavelmente a melhor e mais mimosa lembrança desta vila, fabricado somente com produtos naturais e isento de quaisquer corantes.

Ingredientes
Amêndoa ralada, açúcar, farinha, ovos.

Preparação
Misturam-se todos os ingredientes e deita-se a massa em formas pequenas, indo ao forno durante dez minutos.

Harmonização proposta pela CVR Lisboa
Para acompanhar estas pequenas delícias, opte pelos vinhos licorosos da região do Sanguinhal e do Bombarral, já que a origem destes bolos assenta precisamente nesta combinação.

Texto e fotos: Livro ‘ Os Sabores da Nossa Terra’: Leaderoeste – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste.