Mercado de vinhos no Campo Pequeno

A 5ª edição do Mercado de Vinhos do Campo Pequeno vai realizar-se entre 28 e 30 de outubro, em Lisboa. Algarve é a região convidada, mas do Douro vem uma agradável surpresa.

Pela primeira vez a organização convidou uma região específica para participar no evento e, para esta edição, o Algarve é a região convidada. Para o presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), Carlos Gracias, a escolha dos vinhos algarvios “acaba por ser a evolução natural do trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos na região”.

O Mercado de Vinhos do campo Pequeno contará, em 2016, com cerca de uma centena de expositores, que trarão desde os vinhos mais clássicos até às novas estrelas, do Douro ao Alentejo, passando pelo Dão, Península de Setúbal, região do Vinho Verde, Lisboa, Tejo e Açores.

Estarão presentes 20 reconhecidos produtores de iguarias típicas portuguesas, como queijos, enchidos, presuntos, pão e azeites, entre outros produtos portugueses de excelência que resultam da utilização das mais ancestrais técnicas de fabrico e que revivem o gosto dos nossos avós trazendo os paladares antigos ao consumidor atual.

Pedro Milanos presente

7-1Pedro Milanos é a marca de um pequeno (mas grande na qualidade) produtor instalado na Quinta Senhora da Graça, em pleno Douro – Património da Humanidade.

A cerca de 3km da cidade do Peso da Régua e 4km de Santa Marta de Penaguião, possui vinhas que se estendem por 3 hectares que, virados a sudoeste, proporcionam uma vista encantadora sobre o Rio Douro e condições excelentes para cultivar e colher uvas de castas seleccionadas como a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Malvasia Fina, Códega e Rabigato que dão origem aos vinhos – «Pedro Milanos».

Na Quinta o visitante/enófilo poderá pernoitar, fazer provas de vinhos, experimentar a gastronomia verdadeiramente familiar, ou fazer caminhadas.

Enquanto não se proporciona a visita/estadia, aproveite e prove (e compre) os «Pedro Milanos» tinto, branco e rosé que vão estar no campo Pequeno. Recomendamos sem reservas (mas também recomendamos o ‘Reserva’)

Carlos Alberto Moniz

7-2Quem esteve na Quinta da Graça e também já provou (e aprovou) o «Pedro Milanos» foi Carlos Alberto Moniz, nomeado embaixador do Mercado de Vinhos do Campo Pequeno.

O músico gravou, em 2014, o álbum «O Vinho dos Poetas», que inclui um CD duplo em que todas as regiões vitivinícolas são contempladas, com referência aos seus vinhos, ritmos populares, paisagens, castas e poetas.

Durante três dias, esperam-se 10 mil visitantes que poderão provar e comprar uma vasta seleção dos melhores vinhos portugueses, além de terem a possibilidade de participar em provas, workshops e outras iniciativas levadas a cabo por alguns dos mais conceituados produtores, enólogos e escanções do país.

O Mercado de Vinhos funciona entre as 11:30h e as 21:30h nos dias 28 e 29 de outubro e das 11:30h às 20:00 no dia 30 de outubro. O bilhete de entrada tem um valor de 3€ sem copo e 6€ com copo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *