‘Mercado Caramelo’ em Pinhal Novo

O evento recria os Mercados Caramelos de final do século XX. Nos restaurantes do concelho de Palmela este é o prato dos ‘Fins de Semana Gastronómicos’.

Divulgar a típica Sopa Caramela, a restante gastronomia regional e valorizar os produtos locais são os objetivos da 3.ª edição do Mercado Caramelo, que se realiza de 11 a 13 de maio, no Largo José Maria dos Santos e na Praça da Independência, no Pinhal Novo, no concelho de Palmela.

A Sopa Caramela é confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos e remonta ao século XVIII e XIX, quando foi trazida pelos trabalhadores rurais provenientes da Beira Litoral e Baixo Mondego, que se deslocavam sazonalmente para as propriedades agrícolas da região. Muitos acabaram por se instalar definitivamente na zona.

Já na 3.ª edição, o evento recria os Mercados Caramelos de final do século XX, revivendo junto das novas gerações e dos visitantes, hábitos e costumes de antigamente. O número de expositores, tasquinhas e animação tem vindo a aumentar de edição para edição.

O Mercado Caramelo é organizado pela Confraria da Sopa Caramela, pela Junta de Freguesia do Pinhal Novo e pela Câmara Municipal de Palmela.

Horário do Mercado Caramelo:

Dia 11 – das 18h00 às 02h00

Dia 12 – 10h00 às 02h00

Dia 13 – 10h00 às 24h00

Fins de Semana Gastronómicos

Em maio, a Sopa Caramela vai estar em destaque, com os Fins de Semana Gastronómicos dedicados a esta iguaria tradicional, no âmbito do programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, promovido pelo Município de Palmela e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Os Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela decorrem de 4 a 6 e de 11 a 13 de maio, em 21 estabelecimentos de restauração do concelho, que apresentam as suas versões desta sopa, confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *