//Menus de restaurantes para invisuais

Menus de restaurantes para invisuais

Restaurantes já podem fazer o registo. Aplicação estará disponível em breve.

Chama-se ‘Menu4All’ e quer tornar a ‘restauração acessível a todos’, através de um projeto que vai disponibilizar uma aplicação para invisuais que de forma autónoma terão acesso ao menu dos restaurantes. Esta é uma solução que não utiliza o braile, que é mais cara e levanta questões de higiene ou até da necessidade de alguém ter que ditar. Autonomia na escolha da opção gastronómica é a grande vantagem.

A iniciativa foi de Adriano Costa, 53 anos, professor na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH – Seia), que lançou a ideia a Filipe Caetano, 37 anos, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG – Guarda).

Os restaurantes já podem inscrever-se em http://xpton.com/menu4all/ e em breve estará disponível a aplicação que permitirá aos invisuais fazer o download para que, quando chegarem ao restaurante, possam saber o que podem comer, para além de um conjunto de outras informações importantes para quem tem este tipo de limitação.

Através da nova aplicação e respetivo portal web, serão carregadas as ementas, que por sua vez são transmitidas ao smartphone e lidas pela aplicação.

Filipe Caetano explicou que “o invisual faz o download da aplicação, que depois abre ao chegar ao restaurante consultando as várias informações, através de toques no ecrã que permitirão, por exemplo, saber qual a disposição dos alimentos no prato.

Este é um projeto desenvolvido pelo Instituto Politécnico da Guarda, com o apoio da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, e da AHRESP -Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal.