//Menos impostos sobre os produtos do mar

Menos impostos sobre os produtos do mar

Associação quer que o governo melhore a fiscalidade que incide sobre as indústrias do mar.

Melhorar a fiscalidade que incide sobre as indústrias do mar, “tornando-a mais favorável ao investimento privado e induzindo hábitos de consumo mais saudáveis na população portuguesa”, defendeu, em comunicado, o presidente da Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF).

Manuel Tarré, que é também presidente do grupo Gelpeixe defendeu que a taxa máxima de IVA de 23% não deve ser aplicada a nenhum produto alimentar e afirmou que “o país estará a investir em si próprio se promover uma alimentação mais rica, mais saudável e ambientalmente sustentável”.

Um estudo da consultora PwC revelou que as indústrias do mar estão em desaceleração e apenas a ‘Fileira Alimentar do Mar’ mantém uma trajetória virtuosa no conjunto das indústrias marítimas com maior peso na economia portuguesa. Já os relatórios da União Europeia revelam que em Portugal, em 2017, as indústrias do mar geraram cerca de quatro mil milhões de euros de valor acrescentado bruto.

Manuel Tarré manifestou ainda desagrado com o facto de atualmente, o IVA cobrado em produtos como o peixe pré-cozinhado seja de 23%, enquanto o IVA cobrado a quem come peixe nos restaurantes se fixa em 13%. “Esta divergência de imposto para o mesmo produto não faz sentido nenhum e é um bom exemplo do que há para melhorar no setor”, sublinhou.

A Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF) foi fundada em 1975, sendo a única Associação empresarial, sem fins lucrativos, que representa em Portugal a indústria de congelação de pescado, bem como a indústria de hortícolas e alimentos pré-cozinhados congelados, e ainda os entrepostos frigoríficos.

A ALIF é uma associação patronal representativa dos industriais, pessoas privadas, singulares ou coletivas, que exerçam qualquer das seguintes actividades:
Transformação e congelação de pescado; Transformação e congelação de hortícolas; Congelação de alimentos pré-cozinhados; Entrepostos frigoríficos; Fabrico de gelo.