//‘Melhores Queijos de Portugal 2019’

‘Melhores Queijos de Portugal 2019’

Foram escolhidos, de entre 210 inscritos, os 23 com direito a selo ‘Prémio Melhor Queijo 2019 – Concurso Queijos de Portugal’

Na 11.ª edição do ‘Concurso Queijos de Portugal’, promovido pela Associação Nacional dos Industriais dos Lacticínios (ANIL), 23 vão passar a envergar o selo ‘Prémio Melhor Queijo 2019 – Concurso Queijos de Portugal’ e 46 foram distinguidos com menções honrosas.

Na edição deste ano, a Lacticoa destacou-se. A empresa dos Lacticínios do Côa conquistou um duplo ‘Prémio Melhor Queijo 2019’ para as referências ‘Vale do Côa’, nas categorias ‘Ovelha Amanteigado’ (novidade desta edição) e ‘Ovelha Cura Normal’; e duas menções honrosas para os queijos ‘Estrela do Pastor’, nas categorias ‘Ovelha Cura Normal’ e ‘Ovelha Cura Prolongada’. A Queijos Quinta da Rigueira venceu nas categorias ‘Cabra Cura Normal’ e ‘Requeijão Cabra’ e arrecadou uma menção honrosa para o seu queijo de ‘Cabra Cura Prolongada’.

A edição deste ano primou pela abertura de duas novas categorias: a de ‘Ovelha Amanteigado’, cujo vencedor foi referido acima; e a de ‘Novos Sabores Frescos’, na qual o eleito foi o ‘Herdade da Maia Requeijão de Ovelha com Doce de Abóbora’, da Sociedade Industrial Herdade da Maia.

Ganharam um duplo selo de vencedor, a Lacticínios MAF – com o queijo de vaca de cura prolongada ‘A Queijaria Apimentada’ (tal como em 2018) e o ‘Rico Creme com Nozes’, para barrar –; e a Lactimercados, com os queijos de ‘Cabra Cura Prolongada’ e ‘Mistura Cura Normal’ da marca ‘Quinta dos Moinhos Novos’.

É também de salientar a Queijo Saloio, na medida em que repete a proeza do louvor dos anos 2016, 2017 e 2018, na categoria ‘Mistura Cura Prolongada’, com o ‘Três Igrejas’ de seis meses de cura. Em relação a 2018, há bons “repetentes” a envergar o selo de ‘Prémio Melhor Queijo’: Lacticínios do Paiva (‘Requeijão de Vaca’), Queijaria Sapata (‘Requeijão de Ovelha’); Prado da Sicó (‘Requeijão de Mistura’); Queijaria Guilherme (‘Queijo Fresco Atabafado’) e UNILEITE (‘Queijo Ilha’).

Os resultados do ‘Concurso Queijos de Portugal 2019’ decorreram de uma análise rigorosa, objectiva e técnica, em regime de “prova cega”, feita por 25 jurados, nas instalações da ALS Controlvet / Fullsense, em Tondela.

A lista dos vencedores está disponível no site da ANIL.
ww.anilact.pt