//Melhor pizza de Portugal

Melhor pizza de Portugal

João Almeida vence categoria Pizza Clássica na 6ª edição do Campeonato Português de Pizza.

No passado dia 29 de julho, João Almeida do Ristorante Pizzeria S. Martino, venceu o troféu (1º lugar) da categoria Pizza Clássica, no Campeonato Português de Pizza, que decorreu no Cais de Gaia, arrecadando um total de 333 pontos.

Perante um público entusiasta e júri exigente João Almeida conquistou o primeiro lugar com a sua pizza de mozzarella de búfala, grelos, porchetta e azeite virgem extra biológico. O segredo: amor e carinho pela arte, dando uso a ingredientes inovadores.
No entanto, as luzes da ribalta já não são novidade para este jovem pizzaiolo, tendo alcançado o 1º lugar no Campeonato Mundial de Pizza em Nápoles, como membro da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos.

Sobre o Campeonato Português de Pizza

O Campeonato Português de Pizza teve a sua primeira edição em 2013 sendo atualmente um dos eventos mais importantes no calendário de todos os pizzaiolos do País que, de Norte a Sul, Ilhas e Continente, juntam-se para uma competição na qual os ingredientes são: farinha, sal, água e a habilidade e paixão dos pizzaiolos. Perante um júri constituído pelos mais prestigiados nomes de referência da gastronomia portuguesa e italiana, os concorrentes poderão dar prova do seu talento apresentando o que de melhor têm para oferecer: a pizza, preparada e cozida como manda a tradição, isto é, no forno a lenha. São várias as categorias a concurso: pizza Clássica, pizza Arte, pizza Frita, pizza Doce, pizza Napoletana S.T.G. e pizza Acrobática. Para os vencedores de cada uma delas, além da taça e da honra do título, existe a possibilidade de integrar a Seleção Portuguesa de Pizzaiolos, que participa no “Mundial da Pizza”, anualmente em Nápoles e que foi galardoada, em 2016, com o Troféu das Nações.

Numa altura em que a procura e oferta de pizza e pizzarias aumenta, torna-se ainda mais significativo o papel da Associazione Sapori Italiani em promover eventos como o Campeonato Português de Pizza, cuja importância é confirmada pelo número crescente de pizzaiolos que, mãos na massa e farinha ao ar, querem concorrer. Porque o importante, neste caso mais do que nunca, não é vencer, mas sim participar.