Mel e Azeite a concurso em Santarém

Dar a conhecer e premiar os méis portugueses de elevada qualidade e distinguir os melhores azeites portugueses é o objetivo dos eventos.

O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai ser palco do Concurso Nacional de Mel e do Concurso Nacional de Azeites de Portugal nos dias 12 de Maio e 19-22 de Maio, respectivamente.

O objectivo principal da 8ª edição do Concurso Nacional de Mel, que a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo realiza em conjunto com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal é dar a conhecer e premiar os méis portugueses de elevada qualidade, contribuindo para a sua promoção e divulgação, junto dos consumidores.

O Concurso Nacional de Azeites de Portugal, evento que decorrerá a 19 e 22 de Maio, é co-organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, com o patrocínio do Conselho Oleícola Internacional.

Recorde-se que esta é a primeira competição nacional a ser reconhecida pelo Conselho Oleícola Internacional e acolherá a primeira edição do Prémio Mario Solinas Portugal, contando com o contributo dos mais brilhantes provadores nacionais e estrangeiros, em vários dias de provas cegas, para distinguir os melhores azeites portugueses.

Com a realização destas atividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretende premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.

Este Concurso enquadra-se no âmbito de um conjunto de iniciativas promovidas pela Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, onde se incluem os Concursos Nacionais de Azeite Virgem Extra, Queijos, Enchidos, Sal, Ervas Aromáticas, Condimentos, Chocolates, Vinagres, Frutos Secos, Vinhos, Doçaria Conventual e Popular, Doces de Fruta, Licores, Pão, Conservas de Pescado, Carnes e Bolo-Rei, destacando-se o Salão Prazer de Provar.

Foto: Casa do Azeite

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *