//‘Março com Sabores do Mar’

‘Março com Sabores do Mar’

Os sabores do mar vão ser servidos à mesa de 30 restaurantes do concelho de Esposende, ao longo de todo o mês de março.

Trata-se da 19.ª edição do “Março com Sabores do Mar”, iniciativa que o Município de Esposende leva a efeito, em parceria com as unidade de restauração concelhias, com o intuito de afirmar a gastronomia/vinhos como produto estratégico e de atrair visitantes ao concelho, apostando também na valorização dos produtos endógenos e na capacitação dos agentes económicos locais.

A par da componente gastronómica, o evento engloba um vasto programa de animação.

Pelo quinto ano consecutivo, realiza-se o Concurso Gastronómico “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, visando promover o consumo de peixe junto dos mais jovens. Novidade nesta edição é o concurso “Peixe com Todos”, dirigido às famílias, cujas eliminatórias terão lugar no dia 25, às 14h00, no Espaço Sabores do Mar.

O programa integra também Workshops de Cozinha Juvenil, igualmente no Espaço Sabores do Mar, no dia 17, às 14h30, com a Chefe Teresa Cunha, e, no dia 24, à mesma hora, com o Chefe José Alexandre do programa “Clube de Cozinheiros” do Porto Canal.

No fim-de-semana de 17 e 18 de março, no Espaço Sabores do Mar, decorre a iniciativa Doces & Endógenos, com demonstrações, degustações e aquisição de produtos endógenos com destaque para a pastelaria, vinhos, lacticínios, entre outros.

O mesmo espaço acolhe no dia 21, às 11h00, a apresentação do livro “Ao Sabor da Maré”. A escrita de Paula Sousa Ribeiro acerca do mar de Esposende criaram uma “maresia” de inspiradoras receitas pela mão do Chefe António Alexandre.

Ao longo de todo o mês, no Centro de Informação Turística de Esposende está patente a exposição “Propostas Gastronómicas com Sabores do Mar”.

A cerimónia de entrega de prémios do Março com Sabores do Mar terá lugar no dia 11 de abril, pelas 15h00, no Auditório Municipal de Esposende.

Mais em: http://www.visitesposende.com/pt/provar/artigo/marco-com-sabores-do-mar