//Março é ‘Mês do Sável’

Março é ‘Mês do Sável’

Iniciativa conta com 20 restaurantes do concelho de Vila Franca de Xira

A forma mais tradicional, mais conhecida e por isso mais consumida é o ‘sável frito com açorda de ovas’ mas há restaurantes com outras propostas como, por exemplo, a cabidela de sável.

Trata-se de um evento que constitui já uma das imagens de marca do turismo deste concelho e que, naturalmente, conta com a adesão dos vilafranquenses mas também de muitos visitantes que fazem crescer de ano a ano o número de refeições servidas, com o ano de 2019 a registar mais de 9 mil, neste período.

A programação do ‘Março, Mês do Sável’, que é promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, inclui a realização, nos Mercados Municipais, de Showcookings que estarão a cargo a cargo dos Chefes José Maria Lino e Luís Machado.

Para além da degustação do Sável, este evento surge como mais uma oportunidade de divulgar os vinhos ‘Encostas de Xira’, produzido pelo município após aquisição da Quinta de Subserra, fundada no século XVII.
Renovadas as vinhas e implementadas novas metodologias de produção e vinificação foi criada a primeira marca de vinhos do concelho – ‘Encostas de Xira’, com uma produção assente oito parcelas de vinha.

O Sável

O sável é um peixe migrador, que deixa o mar para subir os rios na época da reprodução. Em Portugal isso acontece, normalmente, entre março e maio.

O sável desloca-se para as zonas superiores dos rios, onde encontra os locais propícios para a desova, que normalmente é efetuada durante a noite. Cada fêmea põe, em média, 50 000 ovos por cada quilo de peso. Depois da desova, os progenitores enfraquecidos morrem. Ao sétimo ou oitavo dia após a desova, os ovos eclodem. Os jovens sáveis iniciam, então, a migração para jusante, em direção ao mar, permanecendo cerca de um ano nos estuários, antes de entrarem no oceano, onde encontrarão grande quantidade de alimento que os fará desenvolver consideravelmente.

Receita de sável frito com açorda de ovas: http://jornalsabores.com/acorda-de-savel/