//Makro Portugal renova certificação HACCP

Makro Portugal renova certificação HACCP

A Makro Portugal renovou recentemente a certificação HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) em todas as lojas da empresa grossista.

A certificação deu-se ao nível da Receção, Armazenamento, Comercialização e Entrega de Produtos Alimentares: Talho, Peixaria, PLS, Bacalhau, Congelados, Frutas & Verduras, Mercearia e Bebidas.

Esta certificação no âmbito da Higiene e Segurança Alimentar consiste na avaliação formal do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, de acordo com as normas do Codex Alimentarius – uma série de regras, gerais e específicas, relativas à segurança alimentar, formuladas com o intuito de proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas justas no comércio alimentar – e requisitos internos da Makro, pela empresa TÜV Rheinland (entidade certificadora independente).
“É um grande orgulho renovar a nossa certificação HACCP. Reconhece os níveis de exigência que colocamos nos produtos que comercializamos, bem como no seu tratamento e acondicionamento, no sentido de assegurar a máxima qualidade e segurança alimentar aos nossos clientes. É um grande reconhecimento para nós, mas também um reforçar da nossa responsabilidade enquanto entidade que comercializa produtos alimentares”, Nuno Nogueira Oliveira, Quality Assurance Manager da Makro Portugal.

O certificado de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objetivo de evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não são colocados alimentos não seguros. Baseia-se na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manipulação dos géneros alimentícios.

A TÜV Rheinland tem como missão enfrentar novos desafios resultantes da relação entre o Homem, Ambiente e Tecnologia com o objetivo de apoiar o crescimento sustentado da indústria nacional, oferecendo serviços que asseguram uma melhoria constante dos níveis de competitividade.