//Makro lança: ‘Cuidar e Poupar Gota a Gota’

Makro lança: ‘Cuidar e Poupar Gota a Gota’

Objetivo da campanha é consumir menos 100 milhões de litros de água em 2018

No âmbito do Dia Mundial da Água promovido pelas Nações Unidas, recentemente assinalado, a Makro, em conjunto com alguns dos seus fornecedores, desenvolveu uma campanha global de sensibilização, de forma a alertar para a escassez deste recurso.

Com início em 2017, a Makro desenvolve pela segunda vez a iniciativa “Cuidar e Poupar Gota a Gota”, que procura consciencializar colaboradores, clientes e a sociedade em geral para a utilização responsável da água, através de diversas atividades e informações.

De modo a otimizar a campanha, o website, o linkedIn, o facebook, e o youtube da Makro serão alimentados por vídeos e publicações com dicas de utilização de água e informações úteis. As newsletters enviadas semanalmente terão um banner com destaque para a campanha.

“Através do desenvolvimento desta iniciativa, iniciada o ano passado, conseguimos tocar milhares de clientes, bem como os nossos colaboradores a nível global. Queremos novamente alertar para os problemas relacionados com água, nomeadamente a possibilidade da sua escassez, de que ainda há pouco tempo se falava em Portugal. Trata-se de um recurso de uma grande importância e é fundamental trazer esta consciência para o mundo da distribuição. Estabelecemos metas claras para uma gestão responsável de água e, desta forma, pretendemos contribuir positivamente para a utilização responsável e sustentável deste recurso”, refere Isabel Caeiro, Responsável de Comunicação da Makro Portugal.

A nível interno, a Makro Portugal desenvolveu uma campanha para impactar os seus colaboradores que passa pela consciencialização para a temática a nível global mas com ação local, dando dicas e materiais com mensagens chave, com o objetivo de impactar todos os colaboradores da empresa.

A METRO, da qual a Makro faz parte, está presente em 25 países, sendo que alguns dos quais sofrem problemas de escassez de água. Serão 18 os países com atividades em torno deste tema, sendo que inclusivamente alguns fornecedores irão disponibilizar informações nas suas embalagens e noutros suportes sobre como a água pode ser utilizada de forma eficiente no quotidiano, por exemplo.

O objetivo da METRO para 2018 é consumir menos 100 milhões de litros de água em 2018, através de um plano que melhora a gestão da utilização deste recurso em lojas e armazéns. Na Polónia, como exemplo, já se conseguiu economizar anualmente mais de 2 milhões de litros de água com a instalação de reguladores de fluxo nas entradas de água.

O fornecedor de alimentos premium RUNGIS express, que pertence à METRO, conseguiu economizar 1 milhão de litros de água, por ano, com a instalação de uma nova máquina de lavar, em Meckenheim.