Loja Rural – Casa da Terra em Ponte de Lima

Reabertura da Loja Rural – Casa da Terra, situada na Antiga Cadeia das Mulheres, em pleno passeio 25 de abril, em Ponte de Lima.

Considerado como um espaço de grande valor patrimonial e histórico, a Antiga Cadeia da Mulheres foi recuperada pelo Município de Ponte de Lima, privilegiando a sua autenticidade e transformando-a num espaço de divulgação e promoção dos produtos endógenos. Em 2012 a Loja Rural abriu portas, servindo de utilização para fins culturais, reinserindo o imóvel na vida ativa do Centro Histórico de Ponte de Lima.

Através de um concurso público, a empresa limiana Minho Fumeiro é a detentora da concessão por um período de 10 anos, no qual fez um investimento significativo.

A CASA DA TERRA, será um espaço de excelência, que procurará enaltecer ainda mais os hábitos e costumes do Alto Minho. A divulgação e promoção dos produtos do Concelho de Ponte de Lima será o maior objetivo.

Aproveitando a riqueza gastronómica de Ponte de Lima, este projeto conta com a colaboração de um alargado número de produtores, de vinhos, de compotas, de legumes e frutas, pão e doçaria, carnes e claro os enchidos e fumados da região. A divulgação da cultura limiana estará em destaque, assim como a divulgação do artesanato local que tem ao longo dos últimos anos crescido com grande qualidade.

Além de tudo isto, este projeto tem ainda uma grande componente de âmbito social, a referir que parte do mobiliário e peças de decoração da CASA DA TERRA foram produzidas por reclusos dos estabelecimentos prisionais de Viana do Castelo, de Custóias e de Paços de Ferreira e ainda com a colaboração de utentes do GAF – Gabinete de Atendimento à Família de Viana do Castelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *