O Livro de Petiscos da Isabel

Um livro de Isabel Zibaia Rafael autora do blogue ‘Cinco quartos de laranja’, com receitas práticas para serem partilhadas em diferentes ocasiões.

Podem ser tradicionais, internacionais ou pouco convencionais, mas são todas elas pensadas ou escolhidas, de uma maneira geral, para serem rapidamente confeccionadas e com ingredientes acessíveis.

Juntar a família e os amigos à mesa para petiscar é sinal de alegria, de festa, de momentos especiais. É desta forma que construímos memórias. É dar aos outros um pouco de nós. Há refeições que nunca mais esquecemos, não só pela comida em si, mas pelo ambiente, pelas pessoas que nos rodeiam, pelos sorrisos e pelas gargalhadas que partilhamos à volta da mesa.

Vamos petiscar? Para isso é importante ir para a cozinha. Não ter medo de arriscar, de experimentar, de testar, de juntar ingredientes e temperos. Ir aos mercados. Descobrir novos produtos. Aproveitar as coisas boas que cada estação nos oferece.

Sobre este livro, o gastrónomo Virgílio Gomes, no seu blogue, confessa: “Há um detalhe que muito me agrada. No final de cada receita, uma pequena prosa, emotiva muitas vezes, da relação da autora com cada receita. Por aqui se descobre o seu entusiamo na confeção, o seu amor, secreto, dado a cada preparação. E assim se descobre também porque é que autora tem uma alegria contagiante. A sua espontaneidade, cativante, passa para a receita da mesma forma que nos encanta no seu trato. Vejam o ar de felicidade em cada foto da autora. Por mais simples que a receita pareça, aí está ela sorrindo e apresentando o produto final. Aí está o seu segredo que transmite para o amor com que tem que se ir para a cozinha.”

5-1A autora

Nasceu no Ribatejo e é professora. É autora do blogue www.cincoquartosdelaranja.com e dos livros Cozinha para Dias Felizes e Delicioso Piquenique. Ambos distinguidos pelos Gourmand World Cookbook Awards. Promove frequentemente workshops em Lisboa e no Porto, realiza showcookings e desenvolve receitas para diferentes marcas. Escreve sobre comida e colabora regularmente com revistas e programas de televisão. Gosta de ler poesia, ouvir fado, rende-se aos romances que ligam a comida e a vida. Quando viaja, gosta de andar pelas ruas das cidades. Os mercados de frutas e legumes são de visita obrigatória. Adora experimentar receitas e usar novos ingredientes. Vive a cozinha como sendo um mundo mágico onde exerce a criatividade. Procura trazer para os seus pratos influências de outras cozinhas, sem nunca esquecer a matriz dos sabores portugueses que marcam os seus cozinhados. O seu blogue foi eleito pelos leitores o melhor blogue nacional de culinária/gastronomia em 2011, 2012 e 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *