Lançado o manual de alimentação vegetariana para crianças

Documento visa evitar comportamentos que possam comprometer o crescimento das crianças.
Lançado recentemente pela Direção Geral de Saúde, o «Manual de Alimentação Vegetariana em Idade Escolar», dirigido a famílias e também a pediatras, aborda os cuidados essenciais a ter com crianças e adolescentes que pratiquem esta opção alimentar.

Criado no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, o Manual foi publicado na página da Direção-Geral da Saúde (DGS) e foi elaborado por uma equipa multidisciplinar que inclui pediatras e nutricionistas com experiência na área. Os especialistas convidados procuram mostrar como é possível produzir refeições vegetarianas muito diversificadas recorrendo a produtos vegetais nacionais, sazonais e de proximidade, muitos deles enquadrados na tradição mediterrânica e, simultaneamente, promover a agricultura nacional e os seus produtos vegetais de qualidade.

A necessidade de fazer aqui uma distinção por idades prende-se com o facto de os jovens, por estarem em desenvolvimento, terem necessidades nutricionais diferentes dos adultos, que podem ficar comprometidas se seguirem uma alimentação vegetariana mal feita, explicou Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em declarações à agência Lusa.

Este é, assim, um manual que se destina principalmente às famílias que têm crianças ou adolescentes que seguem esta alimentação, bem como aos profissionais de saúde que as seguem, acrescentou.

Pedro Graça destaca que este manual é o primeiro e o único destinado exclusivamente a este público-alvo e responde a uma procura crescente dos serviços de saúde para esclarecer dúvidas sobre alimentação vegetariana em criança3.1s.

“A diversidade é fundamental para oferecer nutrientes necessários. Uma refeição por ser vegetariana não garante saúde pois os alimentos têm que ser juntos, de forma a resultarem em proteína de qualidade”, referiu como alerta.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *