//Lamego

Lamego

‘Vinha e vinho’ em cortejo

Em Lamego, 650 figurantes vão reeditar o cortejo etnográfico, este ano com o tema ‘A Vinha e o Vinho’.
Quinze anos depois, da última edição e integrado na Festa em honra da Nossa Senhora dos Remédios, Lamego vai assumir “a nossa cultura duriense e vamos reeditar o cortejo etnográfico, com o tema ‘a vinha e o vinho’ com um desfile que integra 650 figurantes e cerca de 20 carros temáticos, alguns puxados por juntas de bois”, explicou à agência Lusa Ana Catarina Rocha.

A presidente da comissão de festas e vereadora da Educação, Ação Social, Cultura, Desporto e Turismo, adiantou que este desfile vai acontecer no dia 01 de setembro, e conta com a “representação de todo o Douro” na cidade de Lamego.

Pelas ruas irão desfilar memórias para uns e conhecimento para outros, com a apresentação de trajes tradicionais como as crossas, as capuchas, os utensílios da vida no campo, bem como as inseparáveis ‘juntas de bois”.

Ana Catarina Rocha explicou que esta é uma deliberada aposta para apresentar uma programação cultural forte, mostrando “as vivências, os usos e costumes dos nossos antepassados, em particular como se trabalhava a nossa vinha e vinho e o contexto rural, os trajes, as danças e cantares”, justificou.

Com início no passado dia 16 de agosto e a terminarem no dia 9 de setembros as Festas de N. Senhora dos Remédios terão como ponto alto, para além do referido cortejo, a 01 de setembro, a marcha luminosa no sábado dia 7 e, no dia 08, a majestosa procissão de triunfo, que é o grande dia religioso, com a missa matinal e depois a procissão que envolve cerca de dois mil figurantes, cinco quadros bíblicos e onde os andores armados puxados por carros de juntas de bois torna este cortejo singular”, revelou à Lusa Ana Catarina Rocha.

A programação musical inclui ‘A Kind of Queen – Portuguese Tribute Show’ e nomes nacionais como o de Anselmo Ralph, Anjos, Camané, Sam the Kid e Mundo Segundo.