Jornadas Técnicas discutem preservação do ouriço-do-mar

Com participação gratuita, as Jornadas decorrem no dia 1 de Abril, no Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira.

As atividades das Jornadas serão dinamizadas por investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente que irão fazer o ponto da situação sobre a pesca e o cultivo do ouriço-do-mar, bem como as estratégias para levar a cabo a sua exploração económica sem provocar impactos nas populações selvagens. Serão também apresentados os projetos candidatos ao MAR 2020 – Ouriceira Mar – que integra o estudo sobre a ecologia e a exploração de ouriços-do-mar na Ericeira e regiões adjacentes – e o Ouriceira Aqua – que visa criar as bases para o cultivo da espécie na região e em Portugal.

A segunda parte, dedicada ao debate sobre Turismo Gastronómico, será centrada em temas como o impacto da enogastronomia no turismo culinário, promoção turística de recursos e produtos endógenos e desenvolvimento económico dos territórios. Aldeias do Xisto, Turismo da Universidade Lusófona, Grupo Vila Galé, entre outros projetos e iniciativas, estarão em destaque nesta conversa e troca de ideias à mesa.

Durante os restantes dias do Festival do Ouriço-do-mar, a Câmara Municipal de Mafra, promotora da iniciativa, propõe ainda acompanhar e participar numa série de experiências gastronómicas nos 24 restaurantes aderentes, em cujas ementas o ouriço-do-mar adquire um especial protagonismo, e sessões de showcookings pedagógicos e degustações, nos sábados dias 1 e 8 abril à tarde, no Mercado Municipal da Ericeira, com a presença de reputados chefs nacionais e internacionais.
Programa das Jornadas

Participação gratuita (mediante lotação da sala)

Cerimónia de Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Mafra, HÉLDER SOUSA SILVA

1.ª PARTE

ABUNDÂNCIA, DISTRIBUIÇÃO E EXPLORAÇÃO DO OURIÇO-DO-MAR (PARACENTROTUS LIVIDUS) NA COSTA ALENTEJANA
Orador: NUNO MAMEDE, Investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Laboratório de Ciências do Mar, Universidade de Évora.

AVANÇOS E NOVOS DESAFIOS PARA O CULTIVO DO OURIÇO-DO-MAR (PARACENTROTUS LIVIDUS)
Orador: SUSANA FERREIRA, Investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e Professora adjunta da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (da ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria.

PROJETO OURICEIRA MAR: ECOLOGIA E EXPLORAÇÃO DE OURIÇOS-DO-MAR (PARACENTROTUS LIVIDUS) NA ERICEIRA E EM REGIÕES ADJACENTES, TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS A PESCADORES, GESTÃO E REPOVOAMENTO
Orador: JOSÉ LINO COSTA, Investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente,Coordenador do pólo da Universidade de Lisboa do MARE e Professor Auxiliar da FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

PROJETO OURICEIRA AQUA: AQUACULTURA E ACABAMENTO DAS GÓNADAS DO OURIÇO-DO-MAR (PARACENTROTUS LIVIDUS)
Orador: ANA POMBO, Investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Professora adjunta e Coordenadora do Mestrado em Aquacultura da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria.

ALGAS MARINHAS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA
Orador: LEONEL PEREIRA, Investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e IMAR, Departamento Ciências da Vida, Universidade de Coimbra.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *