Jantar Indiano com vinhos portugueses

No dia 1 de outubro, no Centro de artes Culinárias em Lisboa, uma noite com cozinha (genuína) indiana, vinhos portugueses e pinturas de mãos (tatuagem com henna).

A cozinha indiana tem, naturalmente, muitos pratos que não chegam ao conhecimento da grande maioria dos apreciadores portugueses (e de outras partes do mundo). Mas também é verdade que algumas das mais conhecidas propostas, como as populares chamuças ou a preparação com caril, são normalmente apresentadas com sabores «pré-formatados» ou seja, comercialmente adaptados.

Nesta iniciativa promovida em parceria pelo Centro de Artes Culinárias e a empresa Rumo de Sabores a proposta é apresentar o que normalmente chamamos ‘cozinha caseira’, resultando numa apreciação de sabores genuínos de uma determinada região da Índia.
Constituirá certamente uma muito agradável surpresa as ‘aparas estaladiças’, a fina massa e o aromático recheio das chamuças e o sabor equilibrado do caril, a que pode ser adicionado o picante de acordo com o gosto de cada um.
Os vinhos propostos para harmonização com a comida são da conceituada e premiada Casa Ermelinda Freitas» da região de Palmela.
Durante toda a noite haverá a possibilidade de pintar as mãos, a chamada tatuagem com henna.

Eis o programa do evento:

Sábado, 1 de outubro de 2016 a partir das 19.00 h

19.00 h – Abertura com início da atividade de pinturas de mãos (tatuagem com henna), que se manterá até final do evento.
19.45 h – Breve palestra sobre a cozinha indiana em geral e a ementa do jantar em particular. Apresentação dos vinhos propostos para acompanhar a refeição.
20.00 h – Início do jantar, confecionado com técnicas e receitas caseiras, com a seguinte ementa:

Aperitivo: Aparas estaladiças acompanhadas por Moscatel de Setúbal.
Entrada: Chamuças de carne ou de vegetais.
Prato: Caril de Frango ou de Vegetais com arroz basmati (receita tradicional bengali)
Sobremesa tradicional – Monthar

Valor – 15 € (sem bebidas)
Inscrições até 28/09

Contactos para inscrições e informações – geral@rumodesabores.com
Local – Centro de Artes Culinárias, no Mercado de Santa Clara, Largo de Santa Clara (onde se realiza a Feira da Ladra e junto ao Panteão Nacional)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *