//Janeiro dedicado à Fogaça de Palmela

Janeiro dedicado à Fogaça de Palmela

Programação Especial Fogaça de Palmela abre o calendário 2020 do programa de promoção gastronómica ‘Palmela – Experiências com Sabor!’.

A Cerimónia da Bênção da Fogaça, em celebração do Dia de Santo Amaro, realiza-se no dia 15, continuando a manter viva esta tradição. Nesta data, era costume a população preparar Fogaças para oferecer ao Santo (a sua forma variava consoante a promessa feita). Cozidas nos fornos comunitários ou nas padarias, as Fogaças eram transportadas até à igreja, em cestos de verga ricamente decorados, para serem benzidas e leiloadas.

De 17 a 19 e de 24 a 26 de janeiro, 14 estabelecimentos de restauração do concelho vão inspirar-se neste biscoito típico para apresentar criativos pratos principais e sobremesas, em mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela (lista dos estabelecimentos aderentes e ementas abaixo).

A fechar a programação especial, as/os interessadas/os em saber mais sobre a confeção deste doce típico do concelho vão poder participar, a 25 de janeiro, no Workshop da Fogaça de Palmela, orientado pelo Chef Nuno Gil, da Confraria Gastronómica de Palmela.
Para participar nesta atividade, é necessária inscrição prévia, através dos contactos turismo@cm-palmela.pt ou 212 336 668.

O programa “Palmela – Experiências com Sabor!” é promovido pela Câmara Municipal de Palmela e pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Bacalhau com Fogaça e Castanhas; Bruschetta de Queijo de Azeitão, Rúcula e Fogaça; Supremo de Frango em crosta de Fogaça e molhode Moscatel / Batata Gratin e pontas de Espargos; Tarte merengada com Fogaça de Palmela; Tarte de Requeijão com base de Fogaça de Palmela e Fogaça de Palmela à moda antiga, são algumas das propostas.

Conheça aqui os estabelecimentos aderentes e as respetivas propostas gastronómicas.
https://www.cm-palmela.pt/pages/1717?news_id=5468