//Incentivo à criação de raça arouquesa

Incentivo à criação de raça arouquesa

A Câmara Municipal de Sever do Vouga atribui um prémio anual de 150 euros por animal.

Considerando que “a produção de gado bovino de raça arouquesa é bastante insuficiente, não só no nosso concelho, como na região”, a Câmara Municipal de Sever do Vouga decidiu atuar para “fazer renascer a tradição de criação do gado tradicional e promover também a defesa do património genético da raça arouquesa, cuja produção contribui para o desenvolvimento económico do concelho”, referiu António Coutinho, presidente do município.

O autarca sublinhou ainda, para justificar esta decisão, que “o gado arouquês é o mais utilizado na confeção da vitela assada à moda de Sever do Vouga, prato representativo da nossa cozinha tradicional e que integra a Rota da Lampreia e da Vitela, evento anual que organizamos e que atrai milhares de visitantes”.

O incentivo passa pela atribuição de um prémio anual de 150 euros por animal, a conceder aos produtores ou proprietários de animais de raça arouquesa, com três ou mais meses de idade. O bovino ter nascido ou ter sido criado em Sever do Vouga é uma das condições para a atribuição do incentivo

Carne Arouquesa DOP

A Carne Arouquesa DOP, obtida a partir de animais da raça Arouquesa, é uma carne suculenta, ligeiramente húmida, particularmente apta para ser assada na brasa ou grelhada em chapa apropriada. Apresenta se comercialmente em carcaças ou em peças acondicionadas em sacos ou em recipientes apropriados. São permitidas quatro especificações: vitela, novilho, boi e vaca.

Método de produção: As práticas de exploração do gado de raça Arouquesa devem respeitar os métodos tradicionais de aproveitamento dos pastos. Na alimentação suplementar, quando necessária, só deverão ser usados produtos naturais. Procuram se sempre crescimentos não excessivamente rápidos.

Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa

Associação de Agricultores de Arouca constituiu em março de 2002 a Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa que realizou o seu I Capítulo em 06 de Dezembro do ano seguinte.

Nos seus Estatutos pode ler-se que um dos seus principais é : “A defesa, o prestígio, a valorização, a promoção e a divulgação da gastronomia ligada à Raça Arouquesa”.
Foto: C. M. Sever do Vouga