//III Festival da Carne Minhota

III Festival da Carne Minhota

Ponte de Lima dinamizou este fim-de-semana o 12º evento, integrado no projeto Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta _ o III Festival da Carne Minhota.

Mais uma vez, a gastronomia limiana, foi o mote de atratividade à Vila, com exposição e mostra no Pavilhão de Feiras e Exposições e a adesão dos restaurantes da Vila a este projeto, elegendo a carne Minhota como prato principal, entre outras iguarias gastronómicas.

Numa parceria entre o Município de Ponte de Lima e a APACRA – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Minhota, este Festival da Carne Minhota, visa promover a designação oficial da raça Minhota correspondente à toponímia da região tradicional de produção, o Entre Douro e Minho, na qual se insere o seu solar, em Ponte de Lima, e onde se encontra a maior parte do efetivo desta raça.

O evento registou uma adesão significativa de visitantes e de Associados da APACRA, provenientes de vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. Desta forma, a aposta do Município de Ponte de Lima e da APACRA pretende salvaguardar este importante recurso endógeno, promovendo o consumo de uma carne de grande qualidade, certificada, e de um paladar soberbo e único.

O programa do evento apostou para além da exposição/venda, nas sessões de workshops, showcookings e na oferta gastronómica diversificada confecionada com base na carne de raça Minhota, sendo o “Naco da Minhota” e a “Espetada do Brutus”, as principais sugestões gastronómicas do evento, Estes pratos enriquecem e complementam a riqueza gastronómica do concelho, reconhecido como um dos maiores polos gastronómicos de Portugal.