//III Edição do Tomate Coração de Boi do Douro

III Edição do Tomate Coração de Boi do Douro

Premiados confirmam excelência do tomate em toda a região

A III Edição do Concurso Tomate Coração de Boi premiou tomate das três sub-regiões do Douro, num pleno a confirmar a excelência da região para a produção deste fruto de verão.

A Quinta do Orgal, localizada no Douro Superior, venceu a III edição do Concurso Tomate Coração de Boi que se realizou no último dia 24 de agosto, na Quinta do Valllado. O segundo lugar foi para a Quinta da Boavista, situada na sub-região do Cima Corgo, e a Quinta da Gaivosa, no Baixo Corgo, foi o terceiro classificado.

A iniciativa reuniu bom tomate coração de boi de 22 produtores da região. Ao júri – os chefes Miguel Castro Silva, Leopoldo Garcia Calhau e Daniel Gomes, o jornalista especializado em gastronomia e vinhos José Augusto Moreira, o enólogo Luís Soares Duarte, Francisco Pavão, nome de referência na prova de azeites, e Jorge Raiado produtor de sal em Castro Marim -, coube a classificação deste fruto estrela de verão, tendo em conta critérios como aroma, sabor, textura e harmonia.

Esta iniciativa de valorização das hortas do Douro e, em especial, do tomate coração de boi que ali encontra condições excecionais de produção, continua com o Mês do Tomate, até ao final de Agosto, em vários restaurantes da região: DOC (Folgosa), restaurante Terroir (Hotel Six Senses Douro Valley, Lamego), Cais da Villa (Vila Real), Chaxoila (Vila Real), Cozinha da Clara (Quinta de La Rosa, Pinhão), Toca da Raposa (Ervedosa do Douro), Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), Flor de Sal (Miranela), Cêpa Torta (Alijó). Em todos, é possível degustar o tomate coração de boi em saladas ou em pratos especiais concebidos para esta iniciativa. No DOC, por exemplo, o chefe Rui Paula apresenta burrata de tomate e azeite de manjericão acompanhado de tostas de frutos secos. No Cais da Ferradosa, há guisado de tomate e courgete da horta e compota de tomate servida com queijos artesanais. O chefe Daniel Gomes, do restaurante CaisdaVilla apresenta propostas diferentes ao longo do mês, mas aposta na degustação do tomate apenas com azeite e flor de sal, mostrando o fruto na sua plenitude. O chefe Pedro Cardoso, da Cozinha da Clara/Quinta de La Rosa, sugere uma sopa fria de tomate assado.