home

APENO ‘apresentou-se’

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) apresentou-se formalmente. A sessão de apresentação foi transmitida online, a partir das 18 horas do dia 9 de junho e contou com a participação dos presidentes do Instituto da…

Vinho para canhotos

Há tinto e branco. Pode ser bebido por todos, mas é recomendado para canhotos. Trata-se, obviamente, de uma engraçada «jogada» de marketing embora, na verdade, exista uma justificação para a observação que se pode ler…

A vinha e o vinho: mais apontamentos históricos

Exposição Universal de Paris, Junta Nacional do Vinho, Instituto da Vinha e do Vinho e Comissões Vitivinícolas Regionais. O início do século XX, foi marcado pela Exposição Universal de Paris emblematicamente inaugurada em 1900. Portugal…

Ouro de França para Ermelinda Freitas

Um total de 9 medalhas (6 de ouro e 3 de prata) na competição de vinhos ‘Citadelles Du Vin’ A Casa Ermelinda Freitas, localizada em Fernando Pó, no concelho de Palmela e na Região Vitivinícola…

Bolo dos Generais

A história e os ingredientes deste bolo com origem no Bombarral, na região Oeste. O general Jean-Andoche Junot, ao comando das tropas gaulesas, cruzou a fronteira portuguesa a 20 de novembro de 1807. A fraca…

Tiborna de Bacalhau

Bacalhau assado, acompanhado com broa de milho e grelos cozidos, regados com o bom azeite ribatejano. A Tiborna de Bacalhau faz parte da cozinha tradicional das zonas rurais do Ribatejo e era frequentemente confecionada tanto…

Broinhas de Alcanena

Na confeção a tradição manda que se utilize o mel da Serra D’Aire, com o seu sabor particular. A atividade agrícola, apesar dos solos pouco férteis, onde predominam os olivais, os frutos secos, alguns cereais…

ARVP apresentou Inventrip e Smartfarmer

Sinalização turística’ inteligente’ e plataforma online de comercialização de vinhos. A Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP) em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) apresentaram, em sessão online, as…