//Hábitos dos utilizadores nos restaurantes de Portugal

Hábitos dos utilizadores nos restaurantes de Portugal

Experiência gastronómica é fator mais importante (71%), mas o ambiente (41%), localização e serviços (40%) também são decisivos.

O TheFork revela um estudo*, referente ao ano de 2019, que analisa o comportamento do consumidor nos restaurantes de Portugal, desde o orçamento e os restaurantes de eleição até às preferências quanto a refeições sozinho, em grupo, ao almoço ou jantar.

Em 2019, as reservas de restaurantes online estão a tornar-se cada vez mais populares, como prova o crescimento de dois dígitos deste ano do TheFork, a principal plataforma de reservas online de restaurantes do TripAdvisor, que alcança 30,5 milhões de visitas mensais.

Relativamente aos principais critérios utilizados pelos consumidores na seleção do restaurante, a experiência gastronómica continua a corresponder ao fator mais importante (71%), mas o ambiente (41%), a localização e serviços (40%) também são decisivos. Os consumidores procuram um ambiente e experiência únicas sendo que para os utilizadores os restaurantes não devem ser apenas um local para refeição, mas uma experiência de entretenimento fora de casa. A popularidade é apenas um fator determinante para2%. **

Com mais de 2.700 restaurantes parceiros em Portugal, o TheFork oferece uma seleção de restaurantes para todos os gostos, e alguns com ofertas de até 50%. No entanto, o estudo revela que apenas metade dos utilizadores reservam um restaurante com base no desconto.

Seja o restaurante do momento ou com estrela Michelin, o estudo indica que 28% das reservas são feitas num dos estabelecimentos da categoria INSIDER que oferece um seleção de restaurantes com base em avaliações de guias, utilizadores do TheFork e a apreciação de especialistas.

Tanto em Portugal, como na Europa, sábado é o dia da semana que inclui a maioria das reservas (23%), seguido de sexta-feira (19%) e quinta-feira (14%). O jantar é mais popular do que o almoço com 69% das reservas. Em média, os consumidores portugueses fazem a sua reserva com 6 horas de antecedência ainda que 21% dos utilizadores efetuem reservas a menos de 1 hora da refeição.

O smartphone está a tornar-se cada vez mais popular para reservar online, já que 62% das reservas são feitas através desse canal de acordo com os utilizadores do TheFork.

O estudo do TheFork apurou que mais de metade das reservas (54%) são para duas pessoas e 28% para três a quatro pessoas. Apenas 3% dos portugueses reservam mesa para uma pessoa.

Em 2019, o orçamento médio para consumo num restaurante, em Portugal, corresponde a 20€ por pessoa.
Os três tipos de cozinha mais procurados pelos utilizadores portugueses incluem os restaurantes tradicionais portugueses, seguidos pelos restaurantes japoneses e internacionais.

* Fonte: Data TheFork, com base em reservas de 2019.
** Fontes: pesquisa da Euromonitor realizada em novembro de 2018 com 355 participantes em mais de 58 países, Estratégia e Análise da PwC.

TheFork, uma marca do TripAdvisor®, é a plataforma de reservas online líder do setor na Europa, Austrália e América Latina com uma rede que conta com mais de 67.000 restaurantes e mais de 30.5 milhões de visitas mensais.

Fotos
Capa – Restaurante Torres (Vila Verde-Braga)
Interior – Faz Figura (Lisboa)