//Há 3 candidaturas a ‘Cidade do Vinho 2019´

Há 3 candidaturas a ‘Cidade do Vinho 2019´

AMPV recebeu três candidaturas de municípios associados que pretendem conquistar o título de ‘Cidade do Vinho 2019´.

Borba (Alentejo), Peso da Régua (Douro) e Viseu (Dão) são os três municípios candidatos a serem eleitos ‘Cidade do Vinho 2019´, na Assembleia da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que irá decorrer em Torres Vedras no próximo dia 15 de novembro.

O anúncio da candidatura vencedora acontecerá logo após a votação de todos os municípios associados presentes na referida Assembleia.

A ‘Cidade do Vinho’ é um projeto da AMPV iniciado em 2009, que tem vindo a consolidar-se com evidente sucesso através das mais variadas actividades, concretizadas e vividas pelos municípios detentores deste título ao longo das várias edições, projetando inequivocamente, quer dentro do território nacional quer fora, a riqueza e o potencial das regiões vitivinícolas portuguesas, enquanto motores sustentáveis do desenvolvimento”, como refere nota da associação.

O título de ‘Cidade do Vinho’ não é atribuído pela AMPV, sempre que o de ‘Cidade Europeia do Vinho’ é atribuído pela RECEVIN a um município português (ver abaixo).

 

Já foram ‘Cidade do Vinho’:

2009 – Palmela; 2010 – Beja; 2011 – Viana do Castelo; 2013 – Vidigueira; 2014 – Barcelos; 2016 – Lagoa; 2017 — Madalena do Pico
(Açores).

Em 2012 a RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, de que a AMPV é parceira e actualmente presidente, lançou a ‘Cidade Europeia do Vinho’ cuja primeira edição foi conquistada pelo município de Palmela.

Trata-se de uma iniciativa que tem como principais objetivos a defesa e divulgação, a nível europeu, da identidade dos territórios e da sua relação com a cultura do vinho, tratando-se por isso de uma oportunidade única para as cidades do vinho e seus produtores e agentes enoturísticos. Tem um caráter rotativo entre os diversos países que fazem parte da Recevin.

 

Já foram ‘Cidade Europeia do Vinho’:
2012 – Palmela (Portugal); 2013 – Marsala (Itália); 2014 – Jerez de la Frontera (Espanha)
2015 – Reguengos de Monsaraz (Portugal); 2016 – Conegliano-Valdobbiadene (Itália)
2017 — Cambados (Espanha); 2018 — Torres Vedras / Alenquer.

 

Fotos: visitportugal.pt