Gastronomia em Santarém recebeu cerca de 33 mil visitantes

Após 12 dias de celebração da Gastronomia Nacional, a Organização considera muito positivo o balanço, revelando que se contabilizaram 32 823 visitantes, 12 Restaurantes típicos, 1 Restaurante conceito, 31 artesãos, mais de 60 produtores de vinhos, 8 regiões vitivinícolas, 8 expositores com doçaria tradicional, 15 agro-produtores, 6 Municípios da Lezíria do Tejo, 16 grupos de animação, 21 ações de livecooking e provas Enogastronómicas e ainda 9 Municípios costeiros de Norte a Sul de Portugal numa descoberta d’Os Sabores do Mar Português.

Um dos pontos mais fortes da 36ª Edição do Festival foi a Praça do Petisco que, para além das Tasquinhas residentes, contou diariamente com uma animação dedicada ao tema “Sabores do Mar Português”. Aveiro, Castro Marim, Esposende, Olhão, Peniche, Nazaré, Matosinhos, Santiago do Cacém e Setúbal foram os 9 municípios convidados pelo Festival a apresentar os produtos do nosso mar numa reinterpretação livre dos chefes participantes. Estes trouxeram ainda diariamente ao Festival animação típica da Região com apresentações de folclore, teatro e música.

Nesta edição o Festival alcançou uma importante meta com o cumprimento da responsabilidade a que se propôs na formação dos jovens e profissionais do sector. A realização da Final do concurso Jovem Talento da Gastronomia, o Fórum “Que Gastronomia para Portugal”, o Seminário “Artes da Mesa”, os workshops da Escola Superior Agrária de Santarém e o curso de Vinhos promovido pela Lagoalva envolveram jovens estudantes de todo o país, profissionais do sector e curiosos das artes da mesa e da cozinha.

Também no âmbito da formação destaca-se a parceria com a Escola Profissional do Vale do Tejo que colocou em contexto real de trabalho alunos do Curso Técnico de Restauração, variante Cozinha/ Pastelaria e variante Restaurante/ Bar, assegurando os mesmos o serviço de apoio aos chefes e o serviço de sala no Restaurante conceito Lucky 13.

O 13º restaurante Lucky 13 trouxe até Santarém chefes de todo o país que prestaram a sua homenagem à cozinha tradicional portuguesa com um toque de modernidade. Os 9 jantares esgotaram e fizeram as delícias dos comensais.

O Festival foi ainda palco da entrega de prémios do concurso Great Taste Awards organizado pela primeira vez em Portugal pela QUALIFICA/oriGIn Portugal em parceria com a Consumer Choice e da Conferência “Mediterrânica ou Atlântica eis a questão” organizada pela Confraria Gastronómica do Ribatejo que promoveu o encontro cerca de quarenta Confrarias de todo o país.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *