Gastronomia «reúne» estrangeiros a residir na região de Tábua

O 3.º Encontro de Culturas, a decorrer entre 19 e 21 de maio, vai reunir dezenas de estrangeiros residentes em Tábua e concelhos vizinhos.

O encontro, a decorrer na sede deste concelho do distrito de Coimbra, irá proporcionar a degustação de gastronomia do Reino Unido, Bélgica e Holanda, entre outros países europeus, mas também do Canadá, através da participação deste “novos residentes, muitos dos quais recuperaram quintas e casas abandonadas, transformando-as em espaços muito interessantes, alguns destinados ao alojamento rural, como referiu à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro.

Pela primeira vez, “a pensar nos apreciadores de sabores genuínos e tradicionais”, a organização associou ao evento o conceito de “street food”, com “barraquinhas de rua” onde as pessoas “poderão degustar algumas iguarias nacionais e internacionais”, acrescentou o autarca.

O programa, que vai decorrer no Centro Cultural e no Jardim Sarah Beirão, conta, para além da gastronomia, com atividades nas áreas da música, pintura, escultura, fotografia e artesanato, entre outras.

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, recordou hoje à agência Lusa que a primeira edição do Encontro de Culturas “foi realizada a título experimental”, em 2015, na sequência dos cursos de Português para estrangeiros que a autarquia começou a promover na altura.

“Queremos aprender com eles o que sabem e têm de bom, e também eles podem aprender connosco”, adiantou Mário Loureiro, para realçar que a iniciativa conta também com a participação de portugueses.

O encontro proporcionará “três dias de animação”, em que as comunidades minoritárias radicadas em Tábua — oriundas sobretudo do Reino Unido, Bélgica e Holanda, entre outros países europeus, mas também do Canadá — pretendem envolver outros amigos residentes na região, disse.

“Da pintura ao artesanato, da animação aos almoços e jantares com a família e amigos, todas as desculpas são boas para vir até Tábua conhecer o que a nossa comunidade estrangeira, assim como a local, têm para oferecer”, refere a autarquia em comunicado.

No Jardim Sarah Beirão, decorrerão espetáculos de música com Kotaz à Solta, Band of Rascals e Gabriell, bem como “stand up” com João Seabra e Óscar Branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *