//«Gastronomia do Mar e Turismo das Regiões» em Setúbal

«Gastronomia do Mar e Turismo das Regiões» em Setúbal

O papel da ‘gastronomia do mar’ enquanto recurso turístico vai estar em debate na Casa da Baía, em Setúbal.

O encontro com o título “Gastronomia do Mar e Turismo das Regiões” integrado no conjunto de ações da marca ‘Setúbal Terra de Peixe’ decorrerá entre as 14 e as 18 horas, com organização partilhada entre a Câmara Municipal de Setúbal, a Associação da Baía de Setúbal e a Docapesca.

Embora aberta ao público, a iniciativa exige inscrição prévia, para assistir à intervenção de convidados nas áreas do turismo, indústria, comércio e ensino que vão partilhar experiências e contributos para as políticas orientadas para a sustentabilidade do turismo e das pescas.

Depois da sessão de abertura, com a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, segue-se a apresentação do tema “O papel da pesca no turismo”, pelo presidente da SESIBAL, Ricardo Santos.
De seguida, o representante da Docapesca abordará a “Valorização de espécies de pescado de baixo valor comercial” a que se seguirá “A diversidade culinária – do mar ao prato” por Afonso Rocha, da Conserveira Belmar.

O encontro prossegue às 15h45 com “Narrativas da Gastronomia do Mar”, pela professora Maria José Pires, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, e, às 16h10, um representante da Makro aborda o “Valor económico da gastronomia do mar”.

“Gastronomia do mar como recurso turístico” é o tema da alocução da diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Maria João Carmo, com início às 16h50, a que se segue, às 17h15, uma apresentação sobre “Gastronomia como produto turístico – Setúbal Terra de Peixe”, por Fernanda Correia, do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Setúbal.

Após um período de debate, haverá uma degustação de produtos do mar.