Garrafas «à deriva» no Atlântico com mensagens da Confraria do Bacalhau

“Ao mar e ao mundo, um simbólico e fraterno abraço da Confraria do Bacalhau” é a mensagem no interior de 38 garrafas largadas no Atlântico.

Transportadas no navio Pascoal Atlântico, que conta na sua tripulação com um confrade da Confraria do Bacalhau, as garrafas foram lançadas ao mar ao largo da Terra Nova, no Canadá.

Como referiu ao jornal Público João da Madalena, grão-mestre da confraria que tem sede na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo: “aproveitámos a circunstância de ter o nosso companheiro José Pequeno na equipa de oficiais de um navio bacalhoeiro para cumprir esse objectivo de abraçar o mar e o mundo”.

10-1A mensagem “Ao mar e ao mundo, um simbólico e fraterno abraço da Confraria do Bacalhau” é escrita em português e inglês e acompanhado por uma imagem com a carta náutica do oceano Atlântico, com a rota traçada desde os grandes bancos pesqueiros da Terra Nova até ao porto de Aveiro, de onde ainda partem vários navios bacalhoeiros.

As garrafas numeradas, com números que correspondem a cada um dos 38 confrades efetivos da Confraria Gastronómica do Bacalhau, vão dar a quem as encontrar um prémio. Efetivamente, o «achador» da garrafa é convidado a contactar a confraria para marcar presença no Capítulo Anual em Janeiro ou no Festival do Bacalhau, em Agosto, dois eventos gastronómicos promovidos pela Confraria.

“As pessoas que vierem a encontrar estas mensagens e que aceitem o nosso convite, vão ser ‘apadrinhadas’ pelo confrade a que corresponder o número da garrafa que encontraram”, explica o grão-mestre.

Fonte: Público

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *