//Frutas e legumes portugueses para Espanha

Frutas e legumes portugueses para Espanha

Exportações para o país vizinho cresceram 6% nos primeiros nove meses de 2019.

Entre janeiro e agosto do ano em curso, as exportações de frutas, legumes e flores ultrapassaram os mil milhões de euros, o que representa um aumento de 9% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, é Espanha que se apresenta como principal destino da produção nacional, reforçando mesmo este ano, as suas compras de frutas, legumes e flores a Portugal. Os resultados apontam para um aumento de 6% nos primeiros nove meses do ano, com este mercado a representar 283 milhões de euros.

Portugal é hoje reconhecido como uma geografia de referência na produção de frutas e legumes, refere o presidente executivo da Portugal Fresh, acrescentando que “a qualidade que o Atlântico nos garante e a possibilidade de produzir mais semanas por ano, em comparação com o resto dos países da latitude sul da Europa, constituem um enorme trunfo”.

Gonçalo Santos Andrade recordou que “os resultados das exportações dos primeiros nove meses do ano vão ao encontro do que tem sido o crescimento médio registado entre 2010 e 2017, de 9%, coincidente com o que registámos agora, entre janeiro e agosto de 2019”, dizendo ainda acreditar que “este crescimento é para continuar”.

Criada em dezembro de 2010 a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal conta atualmente com 87 sócios, que representam mais de 4500 produtores portugueses.