Fotografar o açúcar «escondido»

O fotógrafo espanhol Antonio R. Estrada ‘luta’ contra o excesso de açúcar nos alimentos, fotografando-os, junto à quantidade açúcar que contêm.

No site sinAzucar.org António apresenta-se como “um fotógrafo madrileno entusiasta da alimentação saudável e nutrição desportiva, algo que de alguma forma está relacionado com outra das minhas grandes paixões: o CrossFit.

10.1Mas o que mais impressiona neste site, para além da denúncia do excesso de açúcar, é a grande qualidade das fotos, explicada pelo autor como a vontade de “usar a mesma linguagem visual utilizada pelos fabricantes para promover os seus produtos: fotografia limpa, iluminação cuidada, toque atraente ou impacto visual”.

António Estrada visita supermercados espanhóis à procura de alguns dos produtos mais adquiridos e, aconselhado por uma equipa de nutricionistas, exemplifica em número de torrões, a quantidade de açúcar que cada produto contém.

O objetivo, esclarece, é chegar ao maior número de pessoas possível, através das redes sociais
Incentivando a que todos possam compartilhar as fotos no facebook, twitter, instagram ou mesmo nos blogs pessoais.

Recorde-se que em Portugal, a ingestão diária média de açúcar atual corresponde praticamente ao dobro do máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nas fotos:

Uma lata de 473ml de Red Bull contém 52g de açúcar, equivalente a 13 torrões.
Um hamburguer CBO BBQ do McDonald’s contém 13g de açúcar, equivalente a 3,25 torrões.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *