‘Fogaça de Palmela’ até 21 de janeiro

O Fim de Semana Gastronómico dedicado à Fogaça de Palmela conta com a participação de 16 estabelecimentos de restauração.

Com esta iniciativa que decorre em dois fins de semana, o último em 19, 20 e 21 de janeiro, inicia-se o programa de promoção gastronómica «Palmela – Experiências com Sabor!», com contará ainda com iniciativas que já são incontornáveis na agenda do concelho de Palmela, como os Concursos de Sopa Caramela e de Doçaria de Palmela ou os Fins de Semana Gastronómicos temáticos.

Dedicados a produtos locais de qualidade e a pratos típicos – como o Queijo de Azeitão, a Fogaça de Palmela, a Sopa Caramela, a fruta, o vinho de Palmela, o Moscatel de Setúbal e o Coelho à moda de Palmela – estimulando a sua utilização pelos estabelecimentos de restauração, os Fins de Semana Gastronómicos continuam a dinamizar o tecido económico e a promover o produto turístico Gastronomia e Vinhos. No calendário 2018, destaque para a inclusão de um Fim de Semana vocacionado para as delícias de Natal, enriquecendo a oferta para uma visita a Palmela na quadra festiva.

A Fogaça de Palmela é um biscoito tradicional e aromático, que a população da vila produzia, em particular, no mês de janeiro, para oferecer, como pagamento de promessas a Santo Amaro. A cerimónia da Bênção das Fogaças ainda decorre, anualmente, a 15 de janeiro, na Igreja Matriz de S. Pedro.

De entre as propostas dos restaurantes aderentes à iniciativa, destaque-se o Bacalhau com crosta de Fogaça ou o Bife de peru panado com Fogaça nos pratos principais e Gelado de Fogaça, Crumble de Fogaça, Salame de Fogaça de Palmela, e Tarte merengada com Fogaça de Palmela.

http://www.cm-palmela.pt/frontoffice/pages/1717?news_id=4515

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *