//‘Festivinhão’ já tem data marcada

‘Festivinhão’ já tem data marcada

Edição de 2019, marcada para 31 de maio, 1 e 2 de junho em Arcos de Valdevez, será um ‘evento verde’, amigo do ambiente.

Com a primeira edição em 2016, o festival enoturístico vai realizar-se novamente no Jardim dos Centenários, em Arcos de Valdevez. Desta forma, os expositores ficam todos no mesmo espaço, de forma a permitir uma melhor e maior interação entre os participantes no evento.

De acordo com a Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez, organizadora do evento em parceria com o município, “com o sucesso do ano passado, queremos este ano consolidar esta escolha do local, num evento que tem momentos para toda a família e, além disso, será um evento verde. Todos os expositores terão que usar materiais alternativos ao plástico e estes terão que ser reutilizáveis ou biodegradáveis. A imagem do espaço também será melhorada e há mais área disponível tendo em conta que as obras na Igreja do Espírito Santo já terminaram. Agora o público do ‘Festivinhão’ pode ainda visitar o Centro Interpretativo do Barroco”, explica a organização.

Sendo este um evento direcionado para os vinhos produzidos na região e no qual se pretende celebrar a Casta Vinhão, à semelhança do que já tem acontecido em outras edições, a Seleção do ‘Festivinhão’ Vinho do Ano volta a ter um lugar de destaque.
Em 2018 houve um crescimento de 11 por cento no número de produtores a participar no concurso e de 13 por cento no número de vinhos a concurso, comparativamente ao ano de 2017. Este ano espera-se um novo aumento tendo em conta até o próprio crescimento da região no setor dos vinhos.
A eleição do ‘Festivinhão’19 Vinho do Ano’ conta com um grande prémio para o Vinho Verde de casta Vinhão, e a seleção do ano para as categorias de Vinho Verde Tinto, Branco, Rosé, Espumante Tinto e Branco. Há ainda lugar para uma seleção dos vinhos de Arcos de Valdevez, nas mesmas categorias, com exceção dos espumantes, que têm uma categoria genérica.

O ‘Festivinhão’ deste ano vai ser um festival para toda a família com a criação de áreas de lazer para miúdos e graúdos, mantendo os espaços de exposição, espaço para provas de vinho e apresentações, as tasquinhas de petiscos e ainda muita animação de rua e em palco. De destacar ainda o curso de iniciação à prova de vinhos e as visitas a adegas e quintas do concelho, atividades que vão agregar num fim-de-semana uma vasta oferta turística e cultural para todos os visitantes.

Com este evento Arcos de Valdevez quer continuar a afirmar-se como a terra do Vinhão. O Vinhão é rei neste festival, mas aqui há ainda espaço para destacar os brancos Loureiros e Alvarinhos, os rosados e os espumantes.