//Festival Queijo, Pão e Vinho

Festival Queijo, Pão e Vinho

Evento decorre entre 6 e 8 de abril, na localidade de S. Gonçalo, freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela.

A 24.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho é uma montra privilegiada do melhor que a região tem para oferecer, com destaque para o Queijo de Azeitão DOP, um dos mais afamados e requintados do país. Outros queijos de ovelha e manteiga de ovelha, os vinhos regionais, o pão tradicional, a doçaria, a fruta, o mel – e, pela primeira vez, as delicadas Ostras do Sado – enriquecem o leque de iguarias a (re) descobrir ao longo destes três dias. Não esquecer as tasquinhas de gastronomia que, ao longo de todo o fim de semana, farão as delícias dos visitantes do recinto.

Ao final da tarde de domingo, será conhecido o vencedor do Concurso “Queijo de Azeitão DOP” 2018.

Promovido pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, o Festival conta com um apoio financeiro do Município de Palmela, no valor de 4 mil euros, a que se somam apoios técnicos e logísticos estimados em 9.300 euros.

Além das míticas corridas de ovelhas no ‘Ovinódromo’ e de um vasto programa de atividades equestres no picadeiro, as demonstrações de tosquia, os passeios pedestres e em bicicleta, os laboratórios do gosto e oficinas de degustação de produtos, o contacto direto com os animais do recinto de exposição e um amplo espaço ao ar livre, para a realização de piqueniques, contribuem para experiências únicas. Adultos e crianças podem, também, aprender a fazer queijo de ovelha no Museu do Ovelheiro, que dinamizará diferentes atividades. A animação musical, com grupos locais, e as demonstrações desportivas completam o programa.

Festival Queijo, Pão e Vinho é Eco Evento

Dando sequência aos objetivos de sustentabilidade ambiental do Festival, definidos pela organização, esta edição será Eco Evento Amarsul. Trata-se de uma certificação atribuída pela empresa multimunicipal a iniciativas que apostem na separação de resíduos valorizáveis. A Amarsul fará uma ação de sensibilização para os expositores, sensibilizando para a importância da separação dos resíduos, disponibilizará equipamentos para separação e fará a recolha no final.

Fins de Semana Gastronómicos valorizam queijo de ovelha

A par do Festival, os restaurantes do concelho de Palmela dedicam especial atenção ao Queijo de Ovelha, que surge, revisitado, em diversas propostas, doces e salgadas. Os Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha decorrem nos dias 30 e 31 de março, 1, 6, 7 e 8 de abril, no âmbito do programa “Palmela, Experiências com Sabor!”. Mais informação em http://turismo.cm-palmela.pt.

http://www.cm-palmela.pt/frontoffice/pages/1717?news_id=4700