Festival do Salmonete em Setúbal

Dias depois do S. Martinho chegam os sabores do «Festival do Salmonete», que decorrerá entre 19 de novembro e 4 de dezembro.

Duas dezenas de restaurantes de Setúbal apresentam ementas especiais no Festival do Salmonete, evento que inclui uma sessão de cozinha ao vivo no último dia, na Casa da Baía.

Os restaurantes envolvidos no certame gastronómico organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o apoio das empresas Lallemand e Makro, servem receitas tradicionais deste peixe, com especial destaque para o salmonete grelhado, bem como propostas inovadoras.

O último dia do festival, 4 de dezembro, conta com o live cooking “À Descoberta do Salmonete”, que decorre na Casa da Baía, a partir das 18h00, com a chef Céu Sales. Com o custo de seis euros por pessoa, a participação exige inscrição que deve ser feita até 1 de dezembro, diretamente na Casa da Baía, pelo telefone 265 545 010 ou gatur@mun-setubal.pt.

O salmonete

É verdade que em alguns períodos do ano, nomeadamente nos Santos Populares, a sardinha quase chegou a alcançar os preços do salmonete, mas dizem os escritos que na Antiguidade Greco-Romana os salmonetes eram muito apreciados e, já nesses tempos, alcançavam preços elevados devido à sua procura.

Ainda hoje são referidos um pouco por todo o lado os salmonetes de Setúbal embora, reconheçamos, o choco frito à setubalense rivalize atualmente em popularidade com este «peixe fino» como muitos se lhe referem, em alusão ao facto de não chegar a todas as bolsas.
É verdade que é frequente aparecer, sobretudo nas grandes superfícies, uma espécie mais barata, mas quando se decide (e pode) «abrir os cordões à bolsa», nada chega ao salmonete capturado no rio Sado ou na costa próxima.

O salmonete é um dos mais famosos peixes do mundo, em particular na Europa. Há mesmo que afirme que deve ser um dos principais ingredientes da famosa sopa Bouillabaisse, um prato típico da culinária da França, originário da cidade e porto de Marselha, no Mediterrâneo onde se pesca este peixe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *