//Festival do Caracol no Alentejo

Festival do Caracol no Alentejo

Em Reguengos de Monsaraz, caracol à Bolhão Pato, feijoada de caracol, carne de porco com caracol e caracoletas grelhadas são algumas das propostas.

Trata-se do primeiro Festival do Caracol que vai decorrer entre os dias 6 e 8 de julho em Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz, com propostas que integram, por exemplo, Caracol à Bolhão Pato, Caracol com Molho de Mostarda, Caracol de Cebolada, Caracol em Molho de Tomate, Caracol Cozido, Carne de Porco com Caracol, Feijoada de Caracol e Caracoletas Grelhadas.

Este evento organizado pela União das Freguesias de Campo e de Campinho com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz realiza-se no Parque Campinho e inicia-se na sexta-feira às 18h, seguindo-se uma hora depois a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Pelas 20h30 sobe ao palco o Grupo Coral Os Bel’Aurora e às 21h30 atuam Os Vocalistas.

No sábado, o festival abre às 15h e uma hora mais tarde decorre o espetáculo com o Grupo Coral Gente Nova e o grupo de música popular Os Amigos do Guadiana. Às 21h30 atua o grupo espanhol Voces Al Alba e a fechar a noite haverá um baile com Artur Barroso.

No último dia, o Festival do Caracol abre ao público às 15h e uma hora mais tarde atuam o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz com Pedro Mestre, As Brisas do Alentejo, o grupo de sevilhanas Al Compás del Camino e Os En’canta Modas.

Sobre caracóis

É composto por quase 80% de água mas é rico nutricionalmente pois este gastrópode possui quantidades significativas de ferro, selénio e cobre, surpreendendo também pela sua riqueza em magnésio, fósforo e particularmente vitamina E.

É pobre em gordura (menos de 2%), o caracol mas integra os dois ácidos gordos ómega 3 mais associados à prevenção de doença cardiovascular.

Quando comparado com outros moluscos, 100 gramas de caracóis fornecem 98 quilocalorias, menos 33 do que a mesma quantidade de amêijoa e menos 21 do que a de berbigão.

E pronto, aqui estão mais alguns motivos para não perder este Festival do Caracol em Campinho (Reguengos de Monsaraz).